O AnalisaCAR pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente. A ferramenta permite aos estados a qualificação da base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros/Foto: Internet
O AnalisaCAR pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente. A ferramenta permite aos estados a qualificação da base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros/Foto: Internet

Sistema otimiza análise do Cadastro Ambiental Rural

O agronegócio comemora mais uma conquista. O AnalisaCAR – Módulo de Análise Dinamizada do Cadastro Ambiental Rural, lançado nesta semana, trará maior proteção ambiental conforme a legislação vigente e garantirá segurança jurídica ao produtor rural brasileiro.

A ferramenta foi lançada de forma on-line nesta semana pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por meio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O evento reuniu autoridades dos governos federal e estadual, além de lideranças de várias entidades.

Ferramenta de análise dinamizada que agilizará a verificação dos dados do CAR pelos estados foi apresentada nessa semana, em evento on-line

O presidente Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, acompanhou o evento e destacou que a iniciativa representa um grande avanço para agilizar e otimizar os dados declarados no CAR, o que é essencial para a promover a regularização ambiental. “Além da preservação do meio ambiente e da segurança jurídica, o CAR também possibilita um melhor planejamento econômico e ambiental do uso e ocupação do imóvel rural, entre outros benefícios”. 

O presidente da CNA, João Martins, enfatizou a importância do CAR como maior banco de dados ambiental do mundo que permitiu um real diagnóstico sobre o uso do solo no Brasil, além de identificar os ativos e passivos ambientais frente às obrigações do Código Florestal.

AnalisaCAR

Com tecnologias de sensoriamento remoto, o AnalisaCAR pode processar a análise de milhares de cadastros simultaneamente. A ferramenta permite aos estados a qualificação da base de dados do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), que já conta com mais de 6 milhões de registros.

A ferramenta foi desenvolvida pelo SFB e pela Universidade Federal de Lavras em conjunto com os estados. A análise dos dados declarados no CAR é essencial para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro. A competência para implantação do Código Florestal é das unidades federativas e cabe ao SFB, como órgão coordenador da política a nível nacional, proporcionar suporte e buscar meios para dar celeridade a este processo.

Com a análise, os produtores rurais que estiverem com déficit de vegetação poderão iniciar a regularização ambiental de seus imóveis e quem tiver excedentes de vegetação poderá acessar os benefícios da conservação ambiental, como as Cotas de Reserva Ambiental e outras modalidades de Pagamentos por Serviços Ambientais.

A ministra Tereza Cristina lembrou que a implementação efetiva do Código Florestal contribuirá para que o crescimento da produção agrícola

O módulo de Análise Dinamizada fará cruzamentos automatizados que verificarão as informações geográficas declaradas pelo proprietário rural e apontarão a situação de regularidade ambiental dos imóveis em relação às áreas de preservação permanente (APP), de reserva legal (RL) e de uso restrito (AUR), e, quando for o caso, da localização de excedentes de vegetação nativa.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, observou que a implementação efetiva do Código Florestal contribuirá para que o crescimento da produção agrícola ocorra em sinergia com a conservação ambiental. “Com o avanço do Código Florestal, mudaremos o paradigma agroambiental de nosso país. Nossa agricultura será reconhecida como exemplo de sustentabilidade, sendo um diferencial competitivo a nível internacional”. 

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias