A participação das mulheres no agronegócio cresce expressivamente, fortalecendo cada vez mais o protagonismo feminino no setor
Comprometido com a qualificação e a profissionalização no campo, o Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) tem concentrado esforços para fomentar e ampliar o acesso das mulheres aos cursos, treinamentos e assistência gratuitos, incentivando sua participação nas mais diversas atividades do segmento agropecuário.
Um exemplo disso foi a recente edição do Curso de Tratores e Implementos Agrícolas – Operação e Manutenção, em Seara, no oeste catarinense. A iniciativa, realizada na primeira quinzena de fevereiro em parceria com o Sindicato Rural de Seara, reuniu mulheres que atuam no campo e que buscavam aperfeiçoar seus conhecimentos na operação e manutenção de maquinários agrícolas. Durante o treinamento, conduzido pelo instrutor Leonardo de Ataíde, elas tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos sobre segurança na operação de tratores, pneus agrícolas, cuidados ambientais, normas reguladoras, prevenção de acidentes, entre outros.
O presidente do Sindicato Rural de Seara, Valdemar Zanluchi, expressou a satisfação com os relatos que recebeu das participantes sobre o êxito do curso e frisou a relevância dessa capacitação para aumentar a eficiência na operação de tratores e implementos agrícolas.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destacou que neste ano, uma das principais metas do Sistema Faesc/Senar é expandir ainda mais a promoção de atividades voltadas às mulheres, visando que atuem de maneira segura e inovadora. “A participação feminina nas propriedades rurais tem crescido expressivamente nos últimos anos, demonstrando sua capacidade de inovação e seu comprometimento com o desenvolvimento sustentável do setor. Nós, como representantes do setor produtivo, vamos seguir contribuindo com a profissionalização das mulheres tanto nas atividades operacionais quanto na área de gestão”.
A assessora jurídica sindical da Faesc e representante catarinense na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Andreia Barbieri Zanluchi, ressaltou o crescente interesse das mulheres pelo aperfeiçoamento profissional e pela busca de oportunidades de inovação. O Sistema Faesc/Senar reconhece e valoriza o protagonismo feminino no meio rural e avança diariamente na missão de fortalecer competências, tanto nas atividades operacionais quanto na gestão e no empreendedorismo.
Comprometidas com o conhecimento
Franciele Freyer Hartmann, 35 anos, que trabalha na área de pecuária leiteira, ressaltou a importância do curso para garantir tanto a segurança quanto a eficiência no uso de tratores e implementos agrícolas. “Já atuo com trator e esse curso foi fundamental para agregar novos conhecimentos. A ênfase na segurança trouxe informações essenciais para prevenir acidentes e assegurar a proteção tanto para mim quanto para quem está ao meu lado. Estamos conquistando cada vez mais espaço no agro e esse tipo de aprendizado é indispensável”, afirmou ao incentivar que as mulheres do campo participem do curso.
A produtora rural Neura Aparecida de Souza, 32 anos, agradeceu ao Senar/SC e ao Sindicato Rural pela oportunidade. “Fiquei muito feliz em participar desse treinamento, pois sabemos o quanto é importante fazer a manutenção adequada, ter noção de segurança no trabalho e fazer a melhor operação das máquinas. Isso impacta não somente no nosso bem-estar, mas também na produção, evitando custos elevados e prejuízos no setor”, concluiu.

Oportunidades
O Senar/SC oferece uma variedade de cursos gratuitos tanto na operação de maquinários agrícolas como nas áreas de gestão rural, empreendedorismo, produção artesanal e qualidade de vida. As capacitações são ministradas por prestadores qualificados e voltadas para a prática no dia a dia das propriedades rurais. Mulheres interessadas em participar dos treinamentos podem procurar o Sindicato Rural de sua região.
Fonte: MB Comunicação

https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina