Senar/SC e Força Aérea Brasileira avaliam ações do Projeto Soldado-Cidadão  
Senar/SC e Força Aérea Brasileira avaliam ações do Projeto Soldado-Cidadão  

Senar/SC e Força Aérea Brasileira avaliam ações do Projeto Soldado-Cidadão  

O Serviço Nacional de aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), recebeu neste mês (16/08), representantes da Força Aérea Brasileira, na sede da entidade em Florianópolis, para avaliar o andamento das ações do projeto Soldado-Cidadão neste ano e alinhar as próximas atividades.

Leia Também: Agricultor precisa de conhecimento, bem estar e renda

O encontro contou com a presença do coronel de Infantaria da Aeronáutica, David Sabino Pereira, do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), do coordenador nacional do Projeto Soldado Cidadão na Força Aérea Brasileira, da tenente Alícia Medeiros de Oliveira, bem como do chefe da Seção de Capacitação da Base Aérea de Florianópolis e do sargento Ramon Tenffen – auxiliar da seção de capacitação. Eles foram recebidos pelo superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, e pela técnica em atividade de formação profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt.

O Soldado-Cidadão é uma ação desenvolvida pelo Ministério da Defesa desde 2004, por meio dos comandos das Forças Singulares, para qualificar jovens que prestam Serviço Militar e prepará-los para o mercado de trabalho. Em Santa Catarina, a iniciativa conta com a parceria do Sistema Faesc/Senar.

Zanluchi destaca que somente neste ano, em Santa Catarina, foram concretizadas 23 turmas, com 115 participantes e 268 horas de treinamento. Ele menciona que, entre os cursos já promovidos em 2023, estiveram o de Motosserra: operação e manutenção no corte de árvores; Operação e Manutenção de roçadeira; Empresas Rurais – formação em CIPTR – NR 31; Formação de brigadista voluntário; Trabalho em altura – NR 35; Microtratores – operação e manutenção e Soldador – arco elétrico com eletrodo revestido.

Os cursos são desenvolvidos em organizações militares ou em outros locais, com a parceria dos órgãos formadores de mão-de-obra qualificada, públicos ou privados. O processo seletivo baseia-se no levantamento do perfil socioeconômico dos jovens que prestam o Serviço Militar. As ações de valorização do espírito empreendedor são contempladas no conteúdo curricular. Desse modo, os módulos didáticos oferecidos estão voltados à profissionalização inicial.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, o público-alvo é formado por jovens, incorporados às Forças Singulares para a prestação do Serviço Militar, de perfil socioeconômico carente e que necessitem de formação profissional básica que os habilite ao primeiro emprego e à consequente inserção no mercado de trabalho.

O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, explica que o Projeto Soldado- integra as ações de formação cívico-profissional de Jovens em Serviço Militar. “Estamos satisfeitos com os resultados dessa parceria que já qualificou, para o mercado de trabalho, inúmeros jovens que prestam Serviço Militar”.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias