O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), foi apoiador do Feirão de Aprendizagem de Santa Catarina e manteve estande para receber os visitantes. A iniciativa foi do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e ocorreu no Centro Multiuso de São José na última semana. Mais de 1,2 mil jovens participaram do evento que contou também com o apoio de outras entidades e instituições.
De acordo com o desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, coordenador estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça, o Feirão teve por objetivo servir de ponte entre as empresas que precisam abrir as portas da aprendizagem e os jovens que buscam qualificação para se inserir no mercado de trabalho.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, frisou que a entidade faz questão de apoiar iniciativas que visam a formação e o desenvolvimento profissional dos jovens. “Entre as ações destinadas a esse público está o Programa Jovem Aprendiz Cotista que teve início em 2006 e já formou centenas de aprendizes que hoje atuam nos mais diversos ramos do agronegócio. Nosso objetivo é profissionalizar adolescentes e jovens do meio rural com formação técnico-profissional para a inserção no mercado de trabalho”.
Pedrozo enfatizou que o programa, realizado em parceria com os Sindicatos Rurais do estado e com as empresas rurais empregadoras, contabiliza a participação de mais de 1.600 jovens. “Além de proporcionar qualificação para o exercício de atividades profissionais, o Jovem Aprendiz Cotista oferece uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo no mercado de trabalho, o que representa uma experiência corporativa valiosa para eles”.
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR