Neste ano, o evento será on-line e gratuito, neste sábado (17), às 10 horas
Neste ano, o evento será on-line e gratuito, neste sábado (17), às 10 horas

Senar promove oficina sobre cultivo de hortas domésticas no Dia da Família na Escola

Tema será abordado pelo prestador de serviços de instrutoria Gilsonei Duarte em live neste sábado, transmitida pelo canal da Secretaria de Estado da Educação

Todos os anos o Movimento Santa Catarina pela Educação promove o Dia da Família na Escola, com a intenção de aprimorar a integração de familiares e alunos ao ambiente escolar. Neste ano, o evento será on-line e gratuito, neste sábado (17), às 10 horas, com atividades para serem desenvolvidas em casa. Com o objetivo de incentivar uma vida mais saudável, será promovida uma live com o tema “Uma horta em cada canto“. A transmissão será no YouTube da Secretaria de Estado da Educação: https://www.youtube.com/c/EducacaoSC1.

O Dia da Família na Escola foi instituído por lei em 2016, atendendo pleito do Movimento Santa Catarina pela Educação, conduzido pelas Federações da indústria (FIESC), comércio e serviços (Fecomércio), transporte (Fetrancesc) e agricultura (FAESC), além da Secretaria de Estado da Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC).

A oficina será conduzida pelo prestador de serviços de instrutoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Gilsonei Duarte. A abertura contará com representantes da Secretaria de Estado da Educação, da Undime e do Sistema S.

Será feita explanação sobre a importância da interação entre pais e filhos; horta doméstica em casa e em apartamento (vertical); cuidados para a implantação da horta e cultivo das hortaliças e ervas medicinais; adubo orgânico e controle de pragas e doenças. Também será possível conhecer a experiência da Escola de Educação Básica Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, com hortas escolares.

Na oficina, alunos e familiares terão dicas sobre como começar uma horta doméstica, escolha do local e iluminação necessária. A Técnica em Atividade de Formação Profissional do Senar/SC, Nayana Setubal Bittencourt, que juntamente com superintendente do SENAR/SC Gilmar Zanluchi, ocupa cadeira no Comitê Técnico Estadual do Movimento SC pela Educação, realça que a live ensinará cultivos práticos e que podem ser feitos em família. “Além de unir os familiares, incentiva a alimentação saudável e práticas que estimulam a qualidade de vida”, sublinha Nayana.

Zanluchi ressalta que a presença da família na vida escolar dos alunos deve ser constante no desenvolvimento de atividades cotidianas, no espaço para o diálogo e na busca de propostas e soluções para o bem-estar da vida escolar. “A educação é um fator de melhoria da produtividade e de aumento da competitividade tanto de empresas quanto dos produtores rurais. Além disso, pesquisas mostram que a participação da família contribui para a melhoria do desempenho dos estudantes”.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, salienta que a Federação foi incorporada ao Movimento SC pela Educação por compreender que o único caminho para o desenvolvimento cultural e econômico consiste na preparação de todos para os desafios dos novos tempos e que isso passa pela educação. “Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”.

Pedrozo aproveita, ainda, para reforçar o convite à comunidade para participação no evento que acontece neste sábado, às 10 horas, com transmissão no YouTube feita pela Secretaria de Estado da Educação: https://www.youtube.com/c/EducacaoSC1. O momento é uma excelente oportunidade para que alunos e familiares aperfeiçoem seus conhecimentos para cultivar produtos naturais para consumo próprio”.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarin

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias