A produtividade da lavoura está associada a fertilidade do solo e na utilização de sementes com alta tecnologia. Por meio do Programa Terra-Boa, o antigo troca-troca, os agricultores da região de atuação da Copercampos, têm facilidades na aquisição de sementes de híbridos de milho, calcário dolomítico e kit forrageiras.
Para adquirir o corretivo de solo ou sementes de milho, os agricultores aptos a participar do programa devem retirar a AR no escritório da Epagri de sua cidade e procurar uma unidade da Copercampos.
O agricultor pode retirar até cinco sacas de sementes de milho ou até 30 toneladas de calcário. A Copercampos conta com diversos híbridos disponíveis no troca-troca. Os materiais estão divididos em quatro categorias tecnológicas (9 sacos x 1 saco de semente, 15×1, 20×1 e 25×1).
Nesta safra, a Copercampos disponibiliza híbridos dos grupos dois ao cinco. “Assim que tiver a autorização de retirada em mãos, o produtor deve procurar uma das unidades da Copercampos de Santa Catarina para reservar sua semente e garantir o híbrido que melhor se adapta à sua realidade. Alguns dos materiais contam com Tratamento de Sementes Industrial – TSI. Todas as unidades do estado catarinense estão aptas a realizar vendas no programa”, ressalta o comprador da Copercampos Glademir Antônio Becker.
O pagamento das sementes de milho adquiridas através do Programa Terra Boa é realizado com a entrega da produção. O pagamento deve ser feito até o dia 15/04/2022.
Calcário
Para adquirir calcário dolomítico na cooperativa, o produtor paga o equivalente a 2,5 sacos de milho consumo tipo I (60 kg), por tonelada ou tem a opção por pagamento em dinheiro de 2,5 sacos de milho ao valor de R$ 33,00. É obrigatório a apresentação de um avalista. A retirada do produto deve ser feita até 15/11/2021.
O programa teve início em 15 de abril, com a comercialização de kits forrageira. Em 02 de maio inicia a comercialização de calcário e em 10 de junho inicia a comercialização de sementes de milho.
Fonte: Assessoria de Imprensa