Programa Sorrindo no Campo atende 80 crianças do meio oeste Catarinense
Programa Sorrindo no Campo atende 80 crianças do meio oeste Catarinense

Programa Sorrindo no Campo atende 80 crianças do meio oeste Catarinense

O cuidado adequado com a saúde bucal foi o foco principal do Programa

Conscientizar e demonstrar, de forma lúdica, a importância dos cuidados com a saúde bucal, aplicando informações e técnicas de higienização e prevenção, além de motivar para a formação de bons hábitos de higiene e saúde. Com esse foco, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove o Programa Sorrindo no Campo, destinado a alunos do ensino fundamental. 

A ação, com duração de oito horas, teve duas edições realizadas com sucesso, na última semana, no meio oeste catarinense. Um evento ocorreu na Escola Municipal Ernesto Hachmann, na Comunidade Barro Preto em Capinzal, com a participação de 50 crianças, e outro na Escola 30 de Outubro, no interior de Lebon Régis, reunindo 30 estudantes. A iniciativa contou com a parceria dos Sindicatos Rurais, Secretarias de Educação dos municípios e com o apoio do supervisor regional Jeam Palavro.

Crianças de Capinzal com a prestadora de serviço do Senar/SC no momento em que receberam o diploma do Programa Sorrindo no Campo

As atividades foram conduzidas pela dentista prestadora de serviço do Senar/SC, Carla Einsfeld (Capinzal), e pela dentista e instrutora Juli Grasieli Baleeiro dos Santos (Lebon Régis). Durante os eventos, foram demonstrados minuciosamente os procedimentos adequados da escovação, além de abordar outros aspectos que envolvem a saúde bucal, como alimentação saudável, por exemplo. Os alunos também participaram de exposição dialogada sobre higiene bucal, conheceram as estruturas bucais utilizando macromodelo, receberam kit higienização (fio, creme e escova dental), tiveram escovação supervisionada dos dentes, jogo das placas de certo e errado, receberam cartilhas, diplomas, aplicaram flúor e revelador de placa bacteriana, entre outras atividades. 

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, frisa que entre as prioridades da entidade está a promoção da saúde da população do campo. “Temos programas voltados às mulheres, aos homens e às crianças. A saúde é o pilar das pessoas e, por isso, focamos em ações que ajudam a prevenir e a manter a saúde de quem vive no rural, o que é fundamental para a qualidade de vida das famílias”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, destaca que o Sorrindo no Campo já beneficiou centenas de crianças em Santa Catarina desde 2014. “Os Sindicatos Rurais são grandes parceiros nessa ação que vem trazendo resultados significativos em todo o Estado. Neste ano vamos realizar, ainda, outras edições do programa”.

De acordo com a técnica em formação profissional do Senar/SC, Gisele Kraieski Knabben, o Sorrindo no Campo contribui significativamente para o estímulo ao cuidado adequado com a saúde bucal. “Ao demonstrarmos a maneira correta de escovar os dentes e reforçarmos a importância dos cuidados diários de higiene, de uma forma interativa, divertida e com informações de fácil compreensão, ajudamos os pais nessa missão tão importante que é conscientizar e cuidar da manutenção da saúde bucal de seus filhos”. 

Fonte: MB Comunicação

Leia Também: Apicultores do oeste aperfeiçoam e ampliam a produção de mel

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias