O programa será promovido pelo Senar/SC em parceria com o Sindicato Rural de Fraiburgo (Arquivo 2018)
O programa será promovido pelo Senar/SC em parceria com o Sindicato Rural de Fraiburgo (Arquivo 2018)

Programa Jovem Aprendiz Cotista inicia nova turma em Fraiburgo

Vinte e cinco aprendizes buscam qualificação no curso técnico de Auxiliar Administrativo e Financeiro

Nesta segunda-feira (03), 25 aprendizes iniciam o curso técnico de Auxiliar Administrativo e Financeiro pelo Programa Jovem Aprendiz Cotista, em Fraiburgo. A capacitação será promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural do município. O objetivo é promover a formação técnico-profissional para a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.

“A educação é fundamental para o desenvolvimento do agronegócio no País. Por isso, investimos em treinamentos e projetos que estimulam a capacitação e o desenvolvimento dos produtores rurais catarinenses. O Programa Jovem Aprendiz Cotista é uma dessas ferramentas de estímulo à transformação, formando cidadãos comprometidos em todos os aspectos, sejam eles comportamentais ou sociais, para o fortalecimento da comunidade rural”, destaca o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC José Zeferino Pedrozo.

“O programa, criado por meio da lei da aprendizagem nº 10.097/2000, é fundamental porque oportuniza o crescimento profissional dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Também estimula a busca pelo conhecimento e fomenta a troca de experiências entre os aprendizes e os responsáveis das empresas”, ressalta o presidente Sindicato dos produtores rurais de Fraiburgo Alceu Vitalino Baldissera.

Entre os assuntos abordados estão noções de desenvolvimento de software, ferramentas básicas de edição de texto, importância da internet, cultura organizacional, marketing pessoal, empregabilidade gestão de pessoas em empresas, tipos de comunicação, técnicas de redação, leitura e domínio corporal, sustentabilidade, diversidade cultural, como usufruir os direitos e deveres, aplicação de operações comerciais, controle de estoque, captação de recursos financeiros, apuração de resultados e sistemas de proteção ao crédito.

“Além de prepará-los para atuar em empresas e propriedades rurais na implantação e manutenção dos processos administrativos, o programa também contribui para a formação da cidadania ressaltando a importância dos direitos e deveres dos alunos, do respeito, da empatia, do comportamento, da liderança, da ética e dos valores”, enaltece o superintendente do Senar/SC Gilmar Antônio Zanluchi.

MATRIZ CURRICULAR

O curso será promovido no período matutino em 21 módulos, totalizando 960 horas. O núcleo básico é composto por integração no trabalho; informática básica; gestão corporativa; comunicação oral e escrita; cidadania; matemática aplicada; e segurança, saúde e higiene. O núcleo específico dispõe disciplinas como informática avançada; operações comerciais e financeiras; atendimento ao cliente; noções de administração de pessoal; matemática financeira e estatística; princípios da gestão da qualidade; e contabilidade básica.  A prática profissional deve ser supervisionada de acordo com os conteúdos ministrados.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias