Fraiburgo -Terra da Maçã/Foto: Bom Dia SC
Fraiburgo -Terra da Maçã/Foto: Bom Dia SC

Produção, comercialização e exportação de maçãs brasileiras

A partir da importância que a produção de maçãs no Brasil adquiriu desde a implantação da cultura no país, na década de 70, até nos dias atuais, com produção capaz de atender o mercado interno e exportar a fruta para diferentes países, buscou-se entender mais sobre as possibilidades e desafios para impulsionar o mercado de exportações. Para contextualizar o cenário de produção e comercialização da fruta ao longo do tempo, buscou-se dados em diferentes fontes, como artigos publicados, bancos de dados do governo, centro de estudos e associações ligados ao setor. Com o objetivo principal de identificar entraves e novas possibilidades para fomentar as exportações de maçãs brasileiras, realizou-se um questionário com três perguntas, para seis diferentes entrevistados, que atuam há mais de quinze anos no mercado de comercialização de maçãs.

Colheita da maçã em Fraiburgo/Foto: Bom Dia SC

Os questionamentos realizados permitiram vislumbrar um cenário em que todos os entrevistados se mostraram otimistas quando às condições do país de aumentar as exportações de maçãs. Entre as maiores dificuldades no Brasil para as exportações da fruta, a habitualidade foi o fator mais apontado, seguido por alternância de produção, volatilidade do câmbio, logística e rentabilidade do mercado interno. Já entre os maiores desafios na busca por novos mercados, a logística e as restrições fitossanitárias se destacaram nas respostas, e outros fatores como ausência de acordos comerciais, exigências de mercado e a falta de garantias de pagamento também foram citadas.

O estudo nos permite concluir que o Brasil tem grande potencial para aumentar o volume exportado de maçãs, mas para isso é necessário que haja melhorias na organização do setor, com técnicas de manejo para adequar o perfil da fruta às exigências de diferentes mercados, busca por diferentes parceiros e também políticas governamentais de incentivo, envolvendo desde a logística (malha viária com boas condições por exemplo) e agilidade dos processos de expedição da mercadoria nos portos.

Veja o estudo aqui.

Fonte: MB Comunicação

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