Pomares de maçã nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão recebendo a aplicação dos fungicidas Dodex 450 SC, Metiltiofan e Echo 720 SC, a Sipcam Nichino Brasil está avaliando os resultados.
Leia Também: Encontro Regional dirigido aos produtores de maçã será realizado na ACIAF de Fraiburgo
Combater doenças nos pomares
Os fungicidas são utilizados para combater doenças como sarna-da-macieira, podridões-dos-frutos e cancro europeu, que podem prejudicar a produtividade e qualidade dos frutos. O engenheiro agrônomo José de Freitas, da Sipcam Nichino, espera que os produtos demonstrem indicadores positivos, seguindo o sucesso observado em ciclos anteriores de cultivo da macieira.
“Já sabemos que tratamentos ancorados no fungicida Dodex 450 SC proporcionam eficácia de 99% no controle da sarna-da-macieira nas folhas e superior a 95% nos frutos produzidos pelos pomicultores do Sul”, adianta Freitas.
“Aplicado desde a brotação da cultura, até o início do desenvolvimento dos frutos, a solução obteve desempenho altamente favorável na boa cobertura dos alvos, essencial ao controle da sarna-da-macieira.” “Não controlada, a sarna-da-macieira (Venturia inaequalis) causa queda de flores, diminui o vigor de plantas e traz perdas em qualidade, com impacto negativo direto no valor comercial da fruta”, continua ele.
O fungicida Dodex 450 SC, segundo o engenheiro agrônomo, não só ajuda no combate à mancha-de-gala, uma preocupante doença, mas também é seguro e seletivo. Ele pode ser aplicado durante o período de russeting, que é o início do desenvolvimento dos frutos. Além disso, a molécula base do produto continua altamente eficaz, sem relatos de resistência por parte dos fungos.
No contexto do controle preventivo do cancro europeu, bem como de podridões-dos-frutos e outras doenças relevantes da macieira, o engenheiro agrônomo José de Freitas, enfatiza a recomendação do fungicida Metiltiofan.
Com informações da Agrolink