Os cursos para os produtores e trabalhadores rurais do meio oeste acontecem no mês de junho
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promoverá 48 cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais do meio oeste no mês de junho. A programação no Estado conta com mais de 380 capacitações promovidos em parceria com os Sindicatos Rurais de todas as regiões e está disponível no site http://www2.senar.com.br/Evento.
A programação tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo. As qualificações fazem parte dos programas de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS), realizadas mensalmente em todas as regiões do Estado. Serão beneficiados produtores e trabalhadores rurais que buscam aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades.
A programação na área de Formação Profissional Rural contempla cursos com foco para a agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de Apoio Agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidas capacitações nas áreas de alimentação e nutrição, artesanato, educação, organização comunitária e saúde.
Entre os cursos disponíveis no meio oeste estão: artesanato de crochê e tricô; primeiros socorros – trabalhadores em serviços de promoção e apoio à saúde; emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; programa especial – inclusão digital rural – iniciação à informática; redes elétricas – segurança na operação e manutenção; produção caseira de massas para congelamento; prevenção às deficiências na área rural; derivados de leite; saneamento básico no meio rural; entre outros.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que os cursos têm impactado positivamente no aumento da produtividade no dia a dia no campo, bem como na melhoria da qualidade de vida e renda dos produtores. “As capacitações ajudam a inovar e aperfeiçoar as mais diversas atividades do campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, frisa que toda a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor de cada região. “É uma satisfação perceber o quanto contribuímos com o desenvolvimento das propriedades, das famílias e toda a cadeia produtiva com cursos que acompanham as tendências do mercado”.
Interessados devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. Confira programação completa: http://www2.senar.com.br/Evento com especificação de carga horária, local e data.
Fonte: MB Comunicação
Leia Também: Fórum festejará 15 anos de área livre de aftosa sem vacinação em SC