O diretor de Agronegócio da ACIOC, Maicon Stella agradeceu a presença do gerente regional da Epagri na reunião e destacou que a associação segue atenta às necessidades dos produtores
O diretor de Agronegócio da ACIOC, Maicon Stella agradeceu a presença do gerente regional da Epagri na reunião e destacou que a associação segue atenta às necessidades dos produtores

Joaçaba: Epagri participa de reunião da ACIOC e fala sobre a estiagem que assola a região

Além de tratar de assunto internos, a ACIOC busca em suas reuniões aproximar a associação das entidades públicas e no encontro desta segunda-feira (09), foi a vez de conversar com gerente Regional da Epagri, Maykol Ouriques, O convite foi feito por meio da Diretoria de Agronegócio e teve como objetivo explanar sobre a realidade que a região enfrenta devido ao período de estiagem.

Em sua fala Maykol apresentou gráficos que mostraram os dados referentes ao acumulado de chuva nos últimos meses destacando que a precipitação de chuva em setembro ficou entre 50 e 75 milímetros e em outubro teve piora ficando em 25 milímetros. Ainda segundo ele, se analisado o contexto dos últimos 18 meses, o déficit de chuva é de 900 milímetros a menos. Com isso, os prejuízos refletem em todo o setor produtivo, sendo que a produção leiteira deve ser afetada em 80% e a produção de carne 50%.

“Os produtores tem passado por muitas dificuldades. Além do plantio que foi afetado, as pastagens secaram e com o preço alto da ração para alimentar os animais está difícil manter a produção. Para os próximos dias há previsão de chuva, mas os prejuízos não devem cessar por conta disso e será necessário apoiar o setor” comentou Maikol.

A ACIOC, por meio de sua diretoria de Agronegócio, está mantendo contato com os produtores e se colocou à disposição da Epagri, visando a mobilização para junto ao poder público em busca de ações que possam render auxílio. Neste contexto, a Diretoria emitiu ofícios para às Prefeituras e também à Secretaria de Estado da Agricultura com as seguintes solicitações:

• Em meio ao período de seca, a disponibilização de veículos tanque para transporte de água para as propriedades rurais para fornecimento da produção animal;
• Linhas de crédito com juros subsidiados pelo governo estadual e federal para produtores pagar as dívidas das compras dos insumos para o plantio de verão que se iniciaria em meados de setembro, mas em função da estiagem não puderam colocar o grão no solo, bem como daqueles que adiantaram o plantio mas não terão produção;
• Possibilitar o refinanciamento de dívidas junto aos bancos;
• Linhas de crédito com juros subsidiados para os produtores pagar suas despesas de produção;

O diretor de Agronegócio da ACIOC, Maicon Stella agradeceu a presença do gerente regional da Epagri na reunião e destacou que a associação segue atenta às necessidades dos produtores.

“Estamos atentos às demandas dos produtores rurais e sabemos que estamos passando por um momento muito delicado em relação à esse fenômeno climático que é o “La Niña” onde temos chuvas muito abaixo da média e temos conhecimento das necessidades dos produtores e os mesmos podem contar conosco”, afirmou Maicon Stella.

Fonte: Assessoria de Imprensa ACIOC

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias