20% das lavouras mundiais são irrigadas/Foto: Internet
20% das lavouras mundiais são irrigadas/Foto: Internet

Irrigação cresce exponencialmente no Brasil

Um levantamento realizado pela Embrapa com auxílio de imagens via satélite e sensoriamento remoto identificou um grande crescimento na área irrigada na agricultura brasileira desde o início da pesquisa em 1985. Em 2020, foram 8 milhões de hectares irrigados no país, sendo 1,6 milhão (a maior parte) com pivô central.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Daniel Pereira Guimarães, esse tipo de levantamento é fundamental para balizar as outorgas de uso de água no país, saber como está o consumo nacional e fazer uma melhor gestão dos recursos.

Metade dessas áreas está na região da Bacia do Rio São Francisco e ¼ das lavouras irrigadas se concentram em apenas 10 municípios brasileiros, elevando ainda mais a importância dessa gestão para garantir que haja abastecimento para todos, uma vez que a irrigação utiliza 8 vezes mais água do que o consumo humano.

Entre os benefícios da irrigação, o pesquisador destaca o aumento da produtividade, já que 20% das lavouras mundiais são irrigadas e correspondem à 40% da produção total, diminuir os riscos de perdas por problemas de clima e a possibilidade de cultivo de variedades diferentes e a possibilidade de fazer várias safras em localidades sem chuva abundante.

Outro destaque da pesquisa foi o crescimento do uso de pivôs centrais em pequenas propriedades de 1 ou 2 hectares. Guimarães aponta que isso é fundamental para a inserção destes pequenos produtores no mercado de maneira mais competitiva e rentável.

Fonte: Notícias Agrícolas

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias