Estão abertas as inscrições para aproximadamente 450 cursos do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS) em Santa Catarina no mês de julho. A iniciativa, oferecida gratuitamente, é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais. Quem tiver interesse deve procurar o Sindicato Rural de sua região.
As capacitações beneficiarão produtores e trabalhadores rurais que querem aprimorar o conhecimento para aumentar a produtividade e promover inovações nas propriedades. A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril, atividades relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato.
De acordo com o presidente do sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, um dos desafios do Senar/SC é manter o produtor rural preparado para as tendências de mercado e, por isso, a entidade investe fortemente em educação e formação profissional com várias ações para as mais diversas áreas do setor produtivo. Entre elas estão os cursos gratuitos que são muito procurados e contribuem significativamente para a melhoria da produtividade, aumento da renda e qualidade de vida no campo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, ressalta que os cursos atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “A grande missão da entidade é levar oportunidades que promovem a educação, a informação e o conhecimento com inovação e eficiência. Isso é muito importante para continuarmos na vanguarda do agronegócio e seguir contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.
Alguns que estão com as inscrições abertas
Entre os cursos oferecidos pelo Senar/SC estão os seguintes: Emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de Origem de produtos vegetais (e-Origem); Turismo rural – identificação e seleção de oportunidades de negócios; Artesanato em couro; Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção; Inclusão digital rural – informática básica 2; Turismo rural – utilização dos recursos naturais; além de Inseminação artificial em bovinos.
Também estão à disposição dos produtores e trabalhadores rurais cursos como: Contratação correta e segura de mão de obra na propriedade rural; Produção caseira de massas para congelamento; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos – NR 31; Cultivo de plantas medicinais; Controle agroecológico de pragas e doenças; Programa especial mulheres em campo; Criação de bezerras e novilhas; Piscicultura; Turismo rural – produtos artesanais como recursos turísticos; Aumento da produtividade do mel; Tratores e implementos agrícolas – operação e manutenção; Derivados de leite; entre outros.
Acesse o site e conheça os cursos: https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/. Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.
Fonte: MB Comunicação