Material informa produtores e trabalhadores rurais sobre o uso correto das máscaras de proteção e medidas para evitar o contágio
O Sistema FAESC/SENAR-SC – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – distribuiu aos 92 sindicatos rurais catarinenses folders informativos contendo medidas de prevenção ao novo coronavírus e orientações para o uso correto das máscaras de proteção. O material será entregue aos produtores e trabalhadores rurais que participarão dos treinamentos ofertados nos municípios.
De acordo com o presidente José Zeferino Pedrozo a medida atende um dos requisitos para a retomada das ações presenciais dos cursos livres estabelecidos pela Portaria da Secretaria de Estado da Saúde nº 352 de 25/05/2020. O documento autoriza o retorno das atividades para alunos acima de 14 anos em estabelecimentos que permitem o distanciamento mínimo de 1,5 metro, menor quantidade possível de participantes, uso de máscaras e higienização com álcool em gel. O dirigente reforça que, apesar do decreto estadual, cada município tem autonomia para definir as questões de saúde em seu território e, por isso, é necessário observar os Decretos Municipais onde serão realizadas as ações/atividades. No caso de possibilidade de realização dos eventos, devem ser adotadas todas medidas de prevenção à covid-19.
“É hora de fazermos a nossa parte e garantirmos maior proteção para evitarmos o contágio. Nossos produtores já estão fazendo a parte deles em suas propriedades, não pararam o trabalho e continuam em busca de capacitação com toda responsabilidade e segurança”, ressalta Pedrozo.
O material distribuído contém sete passos para uso correto, limpeza e cuidados com as máscaras de proteção como dicas para reutilizá-las e tempo permitido de uso antes de cada troca. Os folders também informam sobre os principais sintomas da covid-19, as medidas mais eficazes para prevenção e orienta quais são os grupos de risco e suas implicações.
“É fundamental que tenhamos a retomada segura das atividades para que o Estado evite o agravamento da situação e consiga superar a crise sanitária o mais rápido possível”, sublinha o presidente.
Fonte: MB Comunicação