A Inovare Núcleo Genético, nova granja técnologica da Topigs Norsvin localizada em Escurinho, entre Lages e Capão Alto (SC), foi inaugurada na última segunda-feira (11). “A visita foi feita antes da inauguração, então foi uma oportunidade única para os estudantes já que, após inaugurado, o local não pode ser visitado por conta das normas de segurança”, explicou o tutor Pablo Giliard Zanella, contente por poder acompanhar os alunos em uma saída de campo “muito produtiva e especial”. O objetivo foi apresentar aos estudantes a estrutura de uma granja de alto padrão especializada em genética suína.
Leia Também: Alunos do Curso Técnico em Florestas conhecem etapas de produção florestal
“Eu achei magnifico!”, relatou Luiz Henrique Sens, aluno do terceiro semestre do Curso Técnico em Zootecnia do polo de Lages (SC), sobre a visita técnica realizada na granja Inovare Núcleo Genético. A saída de campo foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de Lages.
Para o estudante Luiz Henrique os principais destaques da visitação foram a grandiosidade da estrutura e o cuidado com a segurança e biosseguridade. “Foi muito interessante conhecer o espaço. Vimos as casas para funcionários, os espaços de transbordo de caminhões e movimentação, todos preparados para evitar contaminação. Também, dentro da granja é 100% automatizado, em termos de tecnologia eu acho que não temos nada melhor no Brasil. Pode ser que encontre algo igual, mas melhor é muito difícil”.
Luiz também ressaltou que pôde observar o cuidado e a preocupação com o bem-estar animal. “É muito interessante a separação dos animais, a forma de convívio que eles preparam, então essa parte de cuidado com os animais é uma preocupação muito grande com eles, com o bem-estar animal. Eu achei magnífico, a estrutura é fora de série, é muito boa”, afirmou o aluno.
Para agregar ainda mais conhecimento à visita técnica, os estudantes conheceram também uma propriedade rural especializada em criação de cavalos, a Cabanha Del Sauce. “Vimos uma estrutura nova. Um espaço com barracão, galpão, baias, tudo pensado no bem-estar animal. Foi muito interessante ver a área de pastagens onde está sendo implantada grama Tifton. É uma área de 20 hectares onde pode-se manter um alto volume de animais”, destacou Luiz afirmando que as duas localidades conhecidas no dia formaram experiencias enriquecedoras.
A coordenadora dos Cursos Técnicos do Senar/SC, Kátia Zanela, ressalta que as visitas são vivências do que é repassado em teoria, na sala de aula. “As visitas são atividades obrigatórias do curso que tem uma metodologia híbrida. Elas são essenciais para a formação dos técnicos, pois permitem que os alunos conheçam a realidade das propriedades rurais e coloquem em prática o que aprenderam”.
Cursos Técnicos
Além do Curso Técnico em Zootecnia oferecido em seis polos catarinenses (Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Lages, Rio do Sul e São José), o estado de Santa Catarina também conta com os seguintes cursos: Técnico em Agronegócio (Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Campos Novos, Canoinhas, Fraiburgo, Joaçaba, Joinville, Lages, Paulo Lopes, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste, Seara e Taió); Fruticultura (Fraiburgo e São Joaquim) e Florestas (Polo de Lages).
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, destaca que as propriedades e empresas do setor do agronegócio precisam estar cada vez mais preparadas com tecnologias e inovações visando atender as exigências do mercado. “Os polos catarinenses já formaram mais de mil técnicos em todo o estado. Importante destacar que sempre que abre uma nova turma as preferências das vagas são para pessoas que tenham relação com o setor produtivo. É uma oportunidade de formação gratuita que tem contribuído muito com o agronegócio catarinense”.
Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, as formações oferecidas pela entidade são necessárias para preparar profissionais habilitados para o desenvolvimento do meio rural. “Sabemos como o agronegócio evolui diariamente com novas tecnologias, processos e métodos de gestão. Por isso oportunizamos e incentivamos o ensino gratuito e de qualidade”, conclui.
As inscrições para o Processo Seletivo 2024/1 do Curso Técnico em Zootecnia estão abertas até o dia 15 de janeiro e podem ser realizadas pelo site: http://bit.ly/processo-seletivo-etec.
Fonte: MB Comunicação