Estudantes do Curso de Agroecologia conhecem importância das sementes crioulas em Frei Rogério/Fotos: Divulgação/Epagri
Estudantes do Curso de Agroecologia conhecem importância das sementes crioulas em Frei Rogério/Fotos: Divulgação/Epagri

Estudantes do Curso de Agroecologia conhecem a importância das sementes crioulas em Frei Rogério

O trabalho de valorização dos guardiões de sementes crioulas é desenvolvido pelo Programa Capital Humano e Social da Epagri

O trabalho de proteção de sementes crioulas, valorização de seus guardiões e consequente preservação da biodiversidade está sempre no foco do escritório municipal da Epagri em Frei Rogério. No dia 19 de junho ele foi apresentado a estudantes e emocionou plateia e palestrantes.

“Foi um dia de muita emoção e satisfação, falar sobre sementes crioulas, que são patrimônio da humanidade a serviço dos povos, construindo uma nova história”, descreve Adriana Francisco, extensionista da Epagri em Frei Rogério.

Leia Também: Encontro técnico debate a cigarrinha do milho em Arroio Trinta

Naquele dia, 40 alunos do curso Técnico em Agroecologia da Escola Agrícola 25 de Maio, de Fraiburgo, visitaram a família Fertig, na comunidade Núcleo Tríticola. Também participaram da visita quatro professores e a coordenadora pedagógica, Rejane Werner da Silva. Eles conheceram a história de Marli e Gerson Mauro Fertig, que resgatam, multiplicam e conservam sementes crioulas.

Gerson relatou que começou o trabalho após observar as sementes crioulas coloridas que um vizinho produzia e com as quais alimentava as galinhas caipiras. A partir da observação, ele iniciou a coleta e armazenamento. “Os jovens alunos ficaram encantados e interessados neste importante trabalho que protege e gera vida”, conta a extensionista.

Atualmente Gerson participa de várias feiras, encontros e trocas de sementes. Também realiza troca e comercialização de algumas variedades pela internet. Um de seus compromissos mais relevantes aconteceu recentemente, em 27 maio, quando palestrou sobre o tema no XXVIII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-Americana e I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural, na cidade de Salto Veloso (SC).

Alunos do do curso Técnico em Agroecologia conheceram trabalho de Gerson Mauro Fertig, guardião de sementes/Foto: Divulgação/Epagri
Alunos do do curso Técnico em Agroecologia conheceram trabalho de Gerson Mauro Fertig/Foto: Divulgação/Epagri

Palestra para alunos do EJA

Na noite de 19 de junho foi a vez de 21 alunos de Frei Rogério, da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Adolfo Soletti conhecerem as sementes crioulas. Eles ouviram palestra da extensionista da Epagri sobre biodiversidade e sementes crioulas, que servirá de base para a construção do tema que será trabalhado na feira do conhecimento, que acontece em Curitibanos.

Durante a palestra, Adriana ressaltou a atuação dos guardiões de sementes de Frei Rogério: Diodato Delfes, Gerson Mauro Fertig e Marlene e Claudio Bogo. Ela também mostrou sementes crioulas doadas por Gerson e apresentou vídeo produzido pela Epagri sobre o tema, que você confere no final desta matéria.

O trabalho de valorização dos guardiões de sementes crioulas é desenvolvido pelo Programa Capital Humano e Social da Epagri.

Fonte: Assessoria de Imprensa Epagri

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias