Anualmente a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam) realiza eventos técnicos onde apresenta as últimas novidades do agronegócio – Uma oportunidade de conhecimento levado aos produtores rurais das regiões de abrangência das filiais da cooperativa, ou seja, a ligação direta com os produtores, especialmente para aqueles que muitas vezes não tem tantas oportunidades para conversar com especialistas da área ou saber detalhes sobre as inovações tecnológicas constantes no mundo agro. Como todos os anos surgem novas doenças, parasitas e fungos, as novas técnicas de manejo também precisam ser constantes.
Neste ano entre os meses de fevereiro e março, a cooperativa realizou o trabalho de difusão de tecnologia e informações, acolhendo todos os associados. No dia 09 de fevereiro, o Dia de Campo aconteceu em Curitibanos (SC) – essa foi a 3ª edição do evento na filial; dia 23 de fevereiro foi a vez da filial de Ribeirão Cascalheira sediar a 2ª edição do Dia de Campo no Mato Grosso. Em Barracão (RS) o evento 2019 aconteceu dia 07 de março, completando 12 edições na filial. Para encerrar o calendário de 2019, a filial de Lebon Régis (SC) sediou o evento pelo 6º ano consecutivo, realizando o Dia de Campo no dia 09 de março.
Um dos objetivos da realização dos Dias de Campo Coocam em locais distintos – em todas as filiais da cooperativa – é abordar tecnicamente a comparação e adaptação das novas variedades conforme o solo e condições climáticas de cada região. Nos Dias de Campo, a Coocam não visa quantidade de público, comercialização ou lucratividade com o evento, mas sim, proporcionar ao público alvo, conhecimentos e troca de experiências. “De maneira simples e prática, a Coocam colabora com as principais decisões do produtor, já que a intenção é aumentar a produtividade, obter lucros nas lavouras e assim, se manter na atividade. No evento, os visitantes visualizam as novas variedades, os modelos de plantio e tratamentos diferenciados para avançar e vencer as dificuldades lá no campo. Também conhecem as novas formas de manejo para sua lavoura, dando assim, mais confiabilidade nas escolhas para as próximas safras”, explica João Carlos Di Domenico, presidente da Coocam, completando que o modelo é referência e muito aceito pelos produtores rurais. “Não são as mesmas variedades de grãos que produzem em todos os lugares”.
Na opinião do presidente da Coocam, o produtor precisa visualizar as novas variedades, os modelos de plantio e tratamentos diferenciados para avançar e vencer as dificuldades lá no campo. Também conhecer as novas formas de manejo para sua lavoura, dando assim, mais confiabilidade nas escolhas para as próximas safras. Ele lembra que a cada ano surgem novas doenças, parasitas e fungos, fazendo com que novas técnicas de manejo sejam constantes. “Os Dias de Campo da Coocam são para isso – colaborar com as principais decisões do produtor, pois, ele precisa colher muito bem para poder ter lucros e assim, se manter na atividade”, reforça João Carlos Di Domenico.
Dias de Campo Coocam 2019 na visão de João Carlos Di Domenico
O modelo dos Dias de Campo Coocam é focado nas demandas do produtor rural, especialmente aos associados de cada região das quatro filiais da cooperativa – Curitibanos (SC), Ribeirão Cascalheira (MT), Barracão (RS) e Lebon Régis (SC). É um momento onde os profissionais técnicos da Coocam e também os representantes das empresas parceiras, divulgam as novidades oferecidas no mercado do agronegócio para melhorar os resultados e rentabilidade das lavouras. Nesse formato, em pouco tempo no campo demonstrativo, o produtor consegue visualizar e aprender tudo sobre as novas variedades, sobre os produtos para proteção das plantas, sobre adubação, enfim, tem uma visão geral das últimas novidades de todo o setor agrícola, e desta forma, decidir a mais perfeito forma de conduzir sua lavoura na próxima safra. Utilizando características diferentes do habitual, os Dias de Campo Coocam são realizados nas filiais precisamente para focar as particularidades de cada região. Por exemplo, as variedades de soja que produz muito bem em Lebon Régis não se adaptam em Barracão e, assim acontece em diversas regiões do Brasil. Reforço, para poder conseguir alta rentabilidade na lavoura, o produtor necessita estar atento aos mínimos detalhes. E é isso que a Coocam faz – ajuda o homem do campo a tomar as melhores decisões.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coocam