Dia Internacional da Maçã – 21 de outubro
Dia Internacional da Maçã – 21 de outubro/Foto: Carlos Alves

Dia Internacional da Maçã (21/10)

No dia 21 de outubro é mundialmente comemorado o dia da maçã, A data foi Instituída em 1990 pela Common Ground, uma entidade filantrópica britânica.

No Brasil temos muitos motivos para comemorar. Até a década de 70 toda a maçã consumida no País era importada, vendida em unidades e pouco acessível. Com o trabalho dos produtores esta situação mudou e hoje somos o 11º produtor mundial e os brasileiros tem maçã brasileira disponível o ano inteiro a preços populares. A maçã brasileira é orgulho nacional!

Leia Também: Torta de Maçã Renar

De modo geral, o Dia da Maçã (Apple Day) representa uma maneira de incentivar o consumo desta fruta milenar, e também de divulgar suas muitas propriedades medicinais, que incluem sua contribuição para baixar o colesterol, prevenir o diabetes, regular o funcionamento intestinal, retardar o envelhecimento e eliminar substâncias tóxicas do organismo.

Santa Catarina colheu na safra de 2023 cerca de 570 mil toneladas, mais da metade de tudo o que é produzido no país/Foto: Carlos Alves
Santa Catarina colheu na safra de 2023 cerca de 570 mil toneladas, mais da metade de tudo o que é produzido no país/Foto: Carlos Alves

Não são apenas essas características que fazem da maçã digna de celebração. Trata-se de uma das frutas mais cultivadas no mundo todo, com mais de 20 mil anos. Não é à toa que está presente em diversas histórias mitológicas e é bastante comum no paladar de diversos países – incluindo os brasileiros, é claro.

Para se ter ideia do quanto essa produção é importante no Brasil, a produção anual gera R$6 bilhões em riquezas para o País, e mais de 150 mil empregos diretos e indiretos. É responsável pela economia em diversos municípios e em alguns é a única fonte de geração de empregos e renda. Em época de colheita trabalhadores de outros Estados chegam às regiões produtoras para o maior trabalho do processo de produção.

Os números do setor em Santa Catarina

Santa Catarina colheu na safra de 2023 cerca de 570 mil toneladas, mais da metade de tudo o que é produzido no país, em 15,3 mil hectares plantados. O estado conta com aproximadamente três mil produtores, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo. Em Santa Catarina, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji.

Em Santa Catarina, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji /Foto: Bom Dia SC
Em Santa Catarina, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji /Foto: Bom Dia SC

Santa Catarina faz parte da única região do mundo a erradicar a Cydia pomonella. A praga, também conhecida como traça da maçã, pode causar grandes prejuízos aos produtores rurais e está longe do território catarinense há quase 10 anos.

A Cydia pomonella é considerada o pior inseto praga da fruticultura no mundo e mantê-la fora de Santa Catarina exige um trabalho contínuo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e produtores rurais. A abertura de mercados é apenas um dos resultados obtidos após a erradicação da praga, pois a qualidade geral dos frutos também é preservada, uma vez que não é necessário o uso de inseticidas para o controle da doença nos pomares.

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias