O curso
O curso "Uso Correto e Seguro de Agrotóxico" conta com 10 módulos de conteúdo programático/Foto: Internet

Curso sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico” inicia nesta quarta-feira

Instrutores do SENAR/SC participarão da capacitação que traz atualizações sobre a NR 31

Dez instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (FAESC) participarão, a partir desta quarta-feira (9), do curso estadual on-line sobre “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico”. A capacitação segue até 11 de agosto e édestinada a multiplicadores que atendem produtores, aplicadores e técnicos. A promoção é da Epagri, Cidasc e Vigilância Sanitária.

O objetivo do SENAR/SC, ao inscrever os instrutores, é oferecer atualização sobre a Norma Regulamentadora – NR 31. A norma, com texto redigido de forma mais clara e simplificada está em conformidade com a evolução dos processos produtivos, inovações tecnológicas e eventuais riscos gerados à segurança e à saúde dos trabalhadores no meio rural.

Uma das prioridades do SENAR/SC é oferecer capacitação aos instrutores sobre as legislações do trabalho e outros aspectos que visem o aperfeiçoamento profissional para ministrar cursos e treinamentos. “Além de manter atualizado o amplo e diversificado catálogo de cursos destinados aos produtores rurais, buscamos capacitar os nossos instrutores para que estejam preparados para oferecer os melhores treinamentos no campo conforme as atualizações de legislações e inovações do setor”, destaca o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, complementa que a capacitação dos instrutores será essencial para que esses profissionais possam levar informações atualizadas sobre segurança no trabalho e tudo o que envolve a NR 31 aos produtores rurais.

SOBRE O CURSO

O curso “Uso Correto e Seguro de Agrotóxico” conta com 10 módulos de conteúdo programático. O primeiro, no dia 9 de junho, abordará o tema “Implicação dos agrotóxicos à saúde”. Serão discutidas ações do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPA) com foco na saúde do agricultor e familiares; monitoramento de populações exportas a agrotóxicos; importância da prevenção da intoxicação; uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); além de como proceder na ocorrência de intoxicação.

A programação também inclui a abordagem dos seguintes módulos: Resíduos tóxicos na rizicultura; Marco regulatório de agrotóxicos, Receituário agronômico e comércio e uso de agrotóxicos; Monitoramento/qualidade dos alimentos; Ferramentas SIGEN e e-Origem; entre outros temas com aulas on-line que seguem até o dia 11 de agosto de 2021.

Em 2022 será programado um módulo em Centro de Treinamento para os técnicos que tiverem 70% ou mais de participação no curso virtual em 2021.

Fonte: MB Comunicação

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​​

Ultimas notícias