O curso “Apicultura – Produção de Abelha Rainha” foi destaque nesta semana (29 e 30), na Comunidade Nossa Senhora da Salete em São José do Cerrito. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato Rural de São José do Cerrito.
A capacitação foi ministrada pelo prestador de serviços em instrutoria do Senar/SC Neudi Rigo. O objetivo foi oferecer aos produtores locais orientação e técnicas específicas para o manejo da atividade apícola, visando aumentar a produtividade com conhecimentos e troca de experiências.
O presidente do Sindicato Rural de São José do Cerrito, Zito Rogério Bitencourt, avaliou positivamente o curso e destacou que a iniciativa será fundamental para o desenvolvimento sustentável da apicultura na região, pois fortalece a cadeia produtiva trazendo benefícios aos produtores e ao meio ambiente.
O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, salienta quea apicultura e a meliponicultura são atividades que geram renda para inúmeros produtores rurais catarinenses. “Além disso, exerce papel fundamental tanto na economia quanto na preservação ambiental. Apoiamos esse segmento tão relevante oferecendo capacitações, Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e outras iniciativas que têm trazido resultados significativos”.
O curso fez parte da programação de Formação Profissional Rural (FPR) oferecido gratuitamente aos produtores rurais em todo o estado. “Esses treinamentos, que contemplam diversas áreas da agropecuária, oferecem conteúdos atualizados que aliam teoria e prática, com foco na inovação”.
Fonte: MB Comunicação