Anualmente a Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), realiza o projeto Campo Limpo – iniciativa que além de conscientizar os produtores sobre a importância das boas práticas e conservação do meio ambiente, faz o trabalho de logística reversa com recolhimento e destinação correta das embalagens vazias de defensivos químicos.
“A mudança começa por nós. E por isso, realizamos essas ações fundamentais para a construção de um planeta mais sustentável”, comenta a gerente do setor administrativo da Coocam, Kalinka Françoise. Em contrapartida os produtores também estão conscientes da seriedade do projeto e colaboram com os resultados satisfatórios. “A grande maioria deles tem uma visão sustentável a respeito do assunto, e todos os anos aguardam o dia de recolhimento, cumprindo com o protocolo adotado para a entrega das embalagens”, completa Kalinka.
Confira também: FAESC apresenta as tendências para o agronegócio catarinense
O projeto é realizado nas filiais da cooperativa e desde 2011, já foram recolhidas cerca de 70 toneladas de embalagens. “Algumas de nossas orientações repassadas aos produtores estão relacionadas com a importância de realizar a tríplice lavagem, entregar os vasilhames separados das tampas e papelões desmontados, além do armazenamento correto antes da entrega”, lembra.
A edição 2022 aconteceu no final do mês de agosto e início de setembro nas filiais de Curitibanos (SC), Lebon Régis (SC) e no Barracão (RS). Foram recolhidos aproximadamente 8 mil quilos de vasilhames e entregues nas Centrais de Recolhimento do impEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.
A ação de sustentabilidade da cooperativa, causa impacto positivo ao meio ambiente, evitando contaminações do solo, água e ainda, simboliza o compromisso da Coocam com a conservação ambiental que está alinhada com os seus valores.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coocam