Maior produtora de maçã do Brasil, Santa Catarina espera uma safra de excelente qualidade. Os produtores pretendem retomar o crescimento e ganhar espaço no mercado internacional. A abertura oficial da colheita ocorreu na última semana, em Fraiburgo.

Santa Catarina espera colher mais de 550 mil toneladas de maçã na safra 2020/21, o montante representa metade da produção nacional da fruta. O estado conta com aproximadamente dois mil produtores, basicamente agricultores familiares na região de São Joaquim e Fraiburgo.
Turismo
A colheita da maçã na região é ainda um grande atrativo turístico, que pode ser explorado pelos municípios. “A qualidade da fruta produzida em Santa Catarina, a beleza dos pomares e a experiência compartilhada com os agricultores confirmam um importante atrativo turístico na região. É um segmento que tem muito potencial para crescer especialmente neste momento em que as pessoas tendem a buscar opções com menor concentração de pessoas”, avalia o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Santur), Leandro “Mané” Ferrari.
Em Fraiburgo, conhecida como “Terra da maçã”, algumas propriedades rurais estão abertas para receber visitantes, que têm a oportunidade de conhecer mais sobre o cultivo da fruta e colher a fruta direto das macieiras, a atividade vem se consolidando cada vez mais como um produto turístico na região do Vale dos Imigrantes.

Principais Variedades
Em Santa Catarina, as principais variedades produzidas são Gala e Fuji. A safra deve ser marcada por frutas de excelente qualidade e a retomada das vendas para o mercado internacional.
Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura

http://45.148.96.44/~bomdiasa/wp
@bomdiasantacatarina