Cidasc intensifica esforços e realiza mutirão para o combate à dengue/ Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste – Posto de Fiscalização Agropecuária de Palma Sola
Cidasc intensifica esforços e realiza mutirão para o combate à dengue/ Foto: Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste – Posto de Fiscalização Agropecuária de Palma Sola

Cidasc intensifica esforços e realiza mutirão para o combate à dengue

Desde o início de fevereiro de 2024, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), comprometida com a segurança e bem-estar da população catarinense, promove um amplo mutirão no combate à dengue em todos os seus 19 Departamentos Regionais e seu Escritório Central, em Florianópolis. A ação abrangente visa fortalecer as medidas preventivas e de controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Principais iniciativas do mutirão:

  • Capacitação de profissionais: A Cidasc capacitou seus profissionais, com palestras e orientações técnicas da Vigilância Sanitária, para atuar no combate à dengue, assegurando que estejam aptos a implementar as melhores práticas no controle da proliferação do mosquito.
  • Campanhas de conscientização: A companhia, por meio de cartazes e visitas dos profissionais capacitados, promove campanhas educativas em todos os escritórios locais e Postos de Fiscalização Agropecuária (PFF’s), com objetivo de orientar, conscientizar e mobilizar os colaboradores para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
  • Vigilância e controle intensificados: Os Departamentos Regionais da Cidasc reforçaram as atividades de vigilância e controle, com a identificação de áreas de risco próximas a suas unidades e, com o apoio da população local, realizaram a limpeza de ambientes externos e o recolhimento de recipientes que possam acumular água parada.
  • Parcerias locais: A companhia estabeleceu parcerias estratégicas com autoridades locais, organizações não governamentais e a comunidade para fortalecer as ações de combate à dengue.
  • Monitoramento e avaliação constantes: A Cidasc está implementando um sistema de monitoramento contínuo para avaliar a eficácia das ações em curso, permitindo ajustes rápidos e estratégicos conforme necessário.

LEIA TAMBÉM: Cadeia produtiva do leite vê cenário desafiador em 2024

A diretora Administrativa e Financeira da Cidasc, Vanessa Adami do Espírito Santo, explica que “a ação realizada pelos profissionais da companhia demonstra o compromisso com a saúde pública e o bem-estar de todos. A participação ativa de todos os nossos empregados é fundamental para o sucesso dessa iniciativa e garante um ambiente mais seguro e saudável”, comenta Vanessa.

Cidasc intensifica esforços e realiza mutirão para o combate à dengue/ Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó
Cidasc intensifica esforços e realiza mutirão para o combate à dengue/ Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó

A gestora do Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste, Manuela Studt da Rocha, comenta que os empregados entenderam sobre a importância de realizar essa prevenção. “Informamos os profissionais do Departamento Regional, repassamos as orientações e entregamos material de apoio. O corpo funcional entendeu a importância da mobilização em seus locais de trabalho e no entorno deles. A inspeção de possíveis objetos que acumulassem água foi minuciosa, indo além da Cidasc. Foi realizada visita em terrenos, que fazem divisa com a companhia e neles foram recolhidos materiais e levados até os pontos de descartes da prefeitura.

Destaco a ação coordenada pelo Ildalmir de Moraes Franke, auxiliar operacional agropecuário, no Posto de Fiscalização Agropecuária (PFF) de Palma Sola, e de Olanda Regina Bondan Teixeira da Rosa, auxiliar operacional agropecuário, do Posto de Fiscalização Agropecuária (PFF) de Mondaí. Essa ação é contínua e ficará como atividade rotineira na nossa regional, já que ao realizarmos essa atividade estamos cuidando de todos”, destaca Manuela.

Na Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Pomerode, as dependências do escritório, as garagens dos veículos e as condições de manutenção do pátio foram verificadas, para checar a possível presença de reservatórios de água. Na oportunidade também foram entregues repelentes aos empregados, como medida complementar à prevenção da doença. Foi orientado que as informações referentes à prevenção devem ser replicadas e difundidas, tanto no ambiente de trabalho como no doméstico e que a vigilância permanente é necessária, uma vez que os números de ocorrências da dengue já atingiram níveis alarmantes nos municípios da região.

Daniel Moritz, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Criciúma explica que realizou uma palestra com os profissionais da Cidasc e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), com foco na prevenção e combate à dengue.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Cidasc

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias