A gestora do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Joaçaba, e coordenadora regional de inspeção de Produtos de Origem Animal, da companhia de Joaçaba e Campos Novos, Daiana Uliana, recebeu, no dia 22 de março, representantes da comunidade quilombola Invernada dos Negros. O grupo buscou atendimento para obter orientações sobre o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou de obtenção de Selo ARTE, para a implantação de uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas, denominada pela associação como Casa de Extração do Projeto Apicultura.
Leia Também: Presidente da FAESC Zezzo Pedrozo, destaca a importância da Agenda Legislativa do Agro 2024
As unidades de beneficiamento de produtos de abelhas consistem em estabelecimentos destinados a receber, classificar, beneficiar, industrializar, acondicionar, rotular, armazenar e expedir produtos e matérias-primas de abelhas e derivados.
A comunidade Invernada dos Negros, estabelecida na localidade de Corredeira e Manoel Candido, entre os municípios de Campos Novos e Abdon Batista em Santa Catarina, foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2004. Foi a primeira comunidade a receber essa certificação no Estado, sendo reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2008. Assim, organizou-se a Associação dos Produtores Rurais Quilombolas Invernadas dos Negros, que atualmente busca expandir sua atuação com os produtos de abelhas.
Colaboração: Juliana de Moura Souza, auxiliar administrativo da Cidasc de Joaçaba
Fonte: Assessoria de Comunicação – Cidasc