Webinar apresenta projetos de biogás na área rural do Sul do Brasil
Terceiro seminário online que antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será no dia 23 de março com a participação de técnicos da Emater/RS, Epagri/SC e do IDR/PR. No encontro, produtores rurais irão compartilhar exemplos de plantas de biogás existentes em suas propriedades
A agropecuária é a principal fonte de substrato utilizada para a produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil. Conforme Nota Técnica do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), que apresenta o Panorama do Biogás no Brasil em 2020, os setores de proteína animal e produção agrícola representam 79% das plantas de biogás atualmente em operação no país, com contribuição de 11% no volume total de biogás.
A programação do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano terá atividades e discussões sobre alternativas que estão sendo desenvolvidas no Sul do Brasil para aproveitamento energético de resíduos na agropecuária. Como prévia do Fórum, a temática do biogás nas propriedades rurais orientará as apresentações e o debate do webinar gratuito “Biogás na área rural do Sul do Brasil”, no dia 23 de março, das 14h às 16h.
O encontro tem o objetivo de apresentar exemplos da aplicação de biodigestores em pequena e média escala nas propriedades rurais. O seminário online do dia 23 de março é uma ação articulada entre a Embrapa Suínos e Aves, a Epagri Santa Catarina, a Emater-Ascar Rio Grande do Sul, e o IDR Paraná, e é mais um evento que antecede o 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que será realizado de 12 a 14 de abril, na Universidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Nas duas horas de webinar, os técnicos irão mostrar ações promovidas em cada entidade que oportunizam o desenvolvimento de projetos de biogás aos agricultores, nos três estados do Sul do Brasil. Produtores rurais estarão presentes no seminário para apresentar suas experiências com projetos de biogás implantados em suas propriedades.
O webinar será transmitido no canal do Fórum no Youtube e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site www.biogasebiometano.com.br (no link: https://fsbbb.sbera.org.br/webinar4)
A mediação do encontro será do analista da Embrapa Suínos e Aves, Ricardo Steinmetz, e da pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi, duas entidades realizadoras do 4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. “As apresentações vão mostrar alternativas que estão acontecendo para o aproveitamento energético dos resíduos da produção animal. O webinar é destinado a interessados em conhecer mais sobre projetos de biodigestores, de geração de energia e aproveitamento de biogás dentro das propriedades rurais”, explica Steinmetz.
Quem participa do webinar “Biogás na área rural do Sul do Brasil:
João Sampaio – Assistente Técnico de Produção Animal da Emater/RS-Ascar
Danieli Rambo – Granja de suínos Kist&Froelich, no município de Santo Cristo/RS – “Energia elétrica de biogás da suinocultura”
Herlon Goelzer de Almeida – Coordenador do Programa Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR) do IDR/PR
Osnei Muniz – Extensionista rural da Epagri/SC
Família Perón – no município deMirim Doce/SC – “Geração e uso térmico de biogás em bovinocultura de leite de pequeno porte, empregando biodigestor de baixo custo”.
SERVIÇO
O quê: webinar Biogás na área rural do Sul do Brasil
Quando: 23 de março, quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Onde: canal do Fórum no Youtube/FórumSulBrasileirodeBiogáseBiometano
Inscrições: Evento gratuito – www.biogasebiometano.com.br (link: https://fsbbb.sbera.org.br/webinar4)
O Fórum
Esta quarta edição do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizada pelo Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) Embrapa Suínos e Aves e Universidade de Caxias do Sul (UCS), e organizada pela Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).
4º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
Quando: 12 a 14 de abril de 2022
Evento presencial: na Universidade de Caxias do Sul | Caxias do Sul | RS.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia Também: Mina Guaíba é arquivada oficialmente por órgão ambiental