11/07/2026
Diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, na abertura agradeceu a presença de todos e a união das entidades para que o 36º Encatho & Exprotel acontecesse/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC
Diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock, na abertura agradeceu a presença de todos e a união das entidades para que o 36º Encatho & Exprotel acontecesse/Foto: Evandro Novak- TV Bom Dia SC

36º Encatho & Exprotel inicia em clima de otimismo e união do trade turístico de SC

Pelos próximos dois dias Florianópolis respira turismo e hospitalidade com a abertura oficial da 36ª edição do Encatho & Exprotel

Bom Dia SC – Começou ontem (29/07) em Florianópolis, o 36º Encatho & Exprotel, o maior encontro de hoteleiros do sul do país. Desde o início da tarde, o CentroSul recebe hoteleiros, empresários, entidades, fornecedores e profissionais do setor para três dias de muito conteúdo, networking e negócios. Com o tema “Turismo Conectado, Negócios & Hospitalidade”, o evento reforça seu papel como um dos principais pontos de encontro do trade turístico no Sul do Brasil, reunindo uma programação robusta e uma feira repleta de soluções inovadoras para o setor.

No discurso de abertura do evento, a diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), Margot Rosenbrock aproveitou para agradecer a sua diretoria, equipe, expositores, além do Governo do Estado de Santa Catarina e do trade turístico pelo apoio e envolvimento com parcerias para a viabilização do evento. “Tenho que agradecer a nossa equipe, pois ela torna esse evento uma realidade. Além disso, o evento ocorre pela força da entidade ABIH-SC junto com as demais entidades”, disse.

A hoteleira aproveitou para falar sobre as questões contemporâneas relevantes para o segmento. “Para o turismo é importante que a hotelaria esteja bem. O Perse não pode ser o único momento de união do setor”, comentou, enumerando os diversos pleitos que estão aguardando regulamentações em Brasília e assuntos que afetam a hotelaria diretamente.

Outro gargalo da hotelaria é a mão de obra. Ela foi mencionada pelo conselheiro da Fecomércio Santa Catarina, Roberto Alexandre Carmes, em seu discurso, mencionando as atividades de formação do SENAC-SC. “O Turismo é a grande engrenagem que movimenta a economia”, comentou, citando o município de São José, que é um hub para Florianópolis, gerando renda e receita para toda a cadeia econômica do município.

36º Encatho & Exprotel, o maior encontro de hoteleiros do sul do país/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC
36º Encatho & Exprotel, o maior encontro de hoteleiros do sul do país/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC

Em sua fala, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, despediu-se da presidência da ABIH Nacional, após quatro mandatos consecutivos. “É uma honra estar aqui em Santa Catarina por dez anos consecutivos. A ABIH Nacional só é forte, porque temos ABIHs regionais fortes. O Encatho tornou-se referência não só em Santa Catarina, mas para todo o turismo do Brasil. Juntos, com determinação e espírito colaborativo, podemos construir um país mais forte, onde o turismo seja um vetor de transformação econômica”, disse.

Esse papel do turismo foi reconhecido por Renê Meneses, subsecretário de Turismo de Florianópolis, que representou o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis, Juliano Richter Pires. “Somos entusiastas do Turismo. O Turismo é forte, o turismo pulsa, e a gente precisa trabalhar cada vez mais pelo turismo de Santa Catarina”, disse ele.

A Secretária de Estado de Turismo, Catiane Seif, representou o Governador do Estado Jorginho Mello, destacando o lugar de protagonismo que o Turismo tem recebido nessa gestão. Ela também reconheceu o papel da ABIH-SC na realização do evento. “O Encatho é um marco para conectar o Estado com o Turismo e a hotelaria. O governo do Estado tem se comprometido a trabalhar de forma incansável para que nossa Santa Catarina seja reconhecida como um dos principais destinos do país, não só como lazer. Queremos vencer a sazonalidade para que vocês, hoteleiros, consigam prosperar ainda mais, diante de vocês reafirmo meu compromisso com o setor, estamos juntos”, salientou.

Reconhecimento

O hoteleiro Osmar Vailatti, foi homenageado com o durante o evento/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC
O hoteleiro Osmar Vailatti, foi homenageado com o durante o evento/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC

Neste ano, o prêmio Maria Helena Petry Makowiecky homenageou a consultora Lara Perdigão, destacando seus relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. A homenagem foi entregue pela hoteleira que dá nome ao prêmio.

Já a personalidade masculina do turismo, agraciada com o prêmio João Eduardo Amaral Moritz, foi o hoteleiro Osmar Vailatti, que contribuiu não só com o turismo de Santa Catarina, mas também com a própria ABIH-SC. Quem entregou a homenagem foi o conselheiro da ABIH-SC, Samuel Koch.

Também foi homenageado o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, destacando ações que favorecem o Turismo, entre elas, a criação da Secretaria de Estado do Turismo, voo direto para à Europa e a pavimentação de estradas para que os próprios catarinenses usufruam dos atrativos turísticos do Estado. A honraria foi entregue pela diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock para a secretária de estado do turismo, Catiane Seif, que representou o governador no evento.

Catiane Seif, representando o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello recebeu a homenagem da ABIH-SC ao Governador/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC
Catiane Seif, representando o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello recebeu a homenagem da ABIH-SC ao Governador/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC

O executivo Marcelo Dezonne, representante regional sul da Onix Colchões, foi homenageado devido à parceria de muitos anos com a ABIH-SC e as muitas participações no Encatho e Exprotel. Dezonne recebeu a honraria das mãos do presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Rui Schürmann.

Abertura da 36º Encatho & Exprotel prestigiada

A hoteleira anfitriã do evento, Margot Rosenbrock, diretora-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina recebeu na mesa diretiva da solenidade de abertura as seguintes autoridades: a Secretária de Estado do Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif, representando o Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello; Renê Meneses, Subsecretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis; o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares; o conselheiro da Fecomércio Santa Catarina, Roberto Alexandre Carmes, representando o presidente da Fecomércio em Santa Catarina, Hélio Dagnoni; o presidente do Conselho Deliberativo da ABIH-SC, Rui Schurmann; o Conselheiro da ABIH-SC, Osmar Vailatti; e o Representante Regional Sul da Onix, Marcelo Dezonne, que representou os expositores da Exprotel.

Com o tema o Turismo Conectado, Negócios e Hospitalidade e conta com mais de 200 marcas, distribuídas em 86 estandes da Exprotel. O evento ainda conta com uma importante programação paralela, agregando ABAV-SC, A, ABBTUR, ABEOC-SC, COMTUR, Facisc, Federação dos Conventions Bureaux e o núcleo de Turismo da ACIF, além de dois workshops do SENAC, o 2º Encontro Catarinense de Gestores de Turismo da SETUR, e uma programação especial da LG aberta ao público, com “Soluções ProCentric para Hotéis”, e o ainda o 15º Simpósio de Governança, Manutenção e Recepção Hoteleira e o Fórum AB Motéis.

São patrocinadores e apoiadores do Encatho e Exprotel: Água Santa Rita, Altenburg, BRDE, Cresol, Desbravador Software, Fecomércio, Harus, Gazin, LG Eletronics, Realgems, Setur SC, Sebrae, Tessaro e Zip Móveis..

Grupo de Cordas da Orquestra Novo Alvorecer

André Luiz Vieira, regente da Orquestra, tocou com dois alunos e mais uma professora, encantando os visitantes na recepção e no hino nacional. Eles representaram o projeto Orquestra Escola, um projeto desenvolvido por Carlos Alberto Angioletti Vieira, na Escola Silveira de Souza e também na Orquestra Novo Alvorecer, um projeto social em Florianópolis. Além da recepção, os convidados também puderam ouvir o hino nacional executado pela orquestra.

Exprotel abre com foco em soluções inovadoras para a hotelaria e turismo em Santa Catarina

A Exprotel 2025, feira de produtos e serviços para a hotelaria, abriu oficialmente nesta terça-feira (29) no CentroSul, em Florianópolis, como um dos principais destaques do 36º Encatho & Exprotel. Com mais de 200 marcas nacionais, de diversas regiões do Brasil, e internacionais, representadas por mais de 86 fornecedores, o evento reunirá até quinta-feira, 31/07, empresários, gestores públicos e profissionais da hotelaria em busca de novidades, negócios e parcerias estratégicas.

Grupo Os Cinquentões e Volkstanzgruppe Blauer Berg animam a abertura da Exprotel

A abertura da feira foi marcada pela valorização das tradições catarinenses. As apresentações ficaram por conta de dois grupos folclóricos de Timbó, um musical – Grupo Os Cinquentões – e de danças – Volkstanzgruppe Blauer Berg, mas também chamado de, Grupo de Danças Folclóricas Morro Azul de Timbó.

O grupo de bandoneonistas nasceu com o cinquentenário do município de Timbó, em 25 de março de 1984, por isso o nome Os Cinquentões.  Este ano, o grupo completou 41 anos. O grupo, que é mantido pela Fundação de Cultura e Turismo (FCTT), anima retretas pela cidade, divulgando a Festa do Imigrante, participa de festas tradicionais em Timbó, por toda Santa Catarina, assim como de diversos eventos culturais. Nesta trajetória, o grupo se transformou, passou dos 10 músicos iniciais para 15 integrantes, com idades que variam de 13 a 83 anos, sempre mantendo a tradição de tocar o bandoneón e as músicas do folclórico germânico.

A abertura da feira foi marcada pela valorização das tradições catarinenses/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC
A abertura da feira foi marcada pela valorização das tradições catarinenses/Foto: Evandro Novak-TV Bom Dia SC

O Grupo de Danças recebeu esse nome em homenagem a um dos principais pontos turísticos de Timbó: o Morro Azul. Fundado em 12 de agosto de 1991, o grupo surgiu por iniciativa de jovens com o objetivo de manter viva a tradição de seus antepassados, preservando e resgatando os costumes da cultura alemã através da dança.  Também participaram da cerimônia os representantes da corte do Agropolo de Paulo Lopes, reforçando o elo entre o turismo, o agronegócio familiar e as manifestações culturais que enriquecem a identidade de Santa Catarina.

A feira chama atenção pela diversidade de soluções voltadas à gestão hoteleira, tecnologia, sustentabilidade, conforto, marketing e relacionamento com o cliente. São empresas que atuam em áreas como enxoval, amenities, mobiliário, colchões, sistemas de reservas, automação, lavanderias industriais, comunicação digital, marketing, entre outros.

“A Exprotel é uma vitrine essencial para o setor hoteleiro. Aqui o empresário encontra o que há de mais atual em produtos e serviços, além de fazer networking e firmar parcerias que fortalecem todo o trade turístico”, destacou a diretora-presidente da ABIH-SC, Margot Rosenbrock.

Para os expositores, a Exprotel representa uma oportunidade estratégica de aproximação com o público decisor. “É um momento de mostrar ao mercado que estamos atentos às tendências e prontos para entregar soluções que agreguem valor ao negócio hoteleiro”, afirmou Jeferson Ventura, da Flux Tecnologia, empresa que apresenta a plataforma Guest Link, voltada à comunicação integrada com o hóspede e automação de processos operacionais.

Na área de bem-estar e conforto, o diretor da Gazin Colchões, Marcos Rodrigues, ressalta a importância do contato direto com o cliente final: “Aqui temos a chance de demonstrar na prática os diferenciais dos nossos produtos e entender melhor as demandas da hotelaria catarinense, que é uma das mais exigentes do Brasil”.

Já para a Lava Sul Lavanderia Industrial, o evento fortalece parcerias regionais e abre novas frentes de atuação. “Participar da Exprotel nos aproxima dos hotéis, pousadas e resorts que buscam eficiência operacional e excelência em higienização. É um espaço de visibilidade e geração de confiança”, explicou a gerente comercial, Juliana Silva.

Imprensa já homenageada

Em um gesto simbólico de agradecimento, dezenas de jornalistas presentes ao evento foram convidados a subir ao palco/Foto: Maythe Novak-TV Bom Dia SC
Em um gesto simbólico de agradecimento, dezenas de jornalistas presentes ao evento foram convidados a subir ao palco/Foto: Maythe Novak-TV Bom Dia SC

A imprensa especializada também foi homenageada na solenidade de abertura do Encatho & Exprotel 2025, em reconhecimento à sua contribuição para a divulgação e valorização da hotelaria e do turismo. Em um gesto simbólico de agradecimento, dezenas de jornalistas presentes ao evento foram convidados a subir ao palco, representando os profissionais da comunicação que, com credibilidade e constância, ajudam a projetar Santa Catarina como referência nacional no setor. A iniciativa reforça o papel estratégico do jornalismo na promoção dos destinos turísticos e na construção de uma narrativa sólida para o fortalecimento do setor.

Além da feira, o público também participa de uma intensa programação de palestras, painéis e encontros que ocorrem simultaneamente ao longo dos três dias do evento. O objetivo é conectar conhecimento, inovação e negócios, reforçando o papel estratégico do turismo na economia catarinense.

Fonte: Assessoria de Imprensa ABIH-SC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn

Notícias Relacionadas

error: Content is protected !!