Projeto Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Joaçaba, Herval e Luzerna contou com a participação de 13 escolas
Bom Dia SC – A aluna Ana Laura Schneider Schmitz, da Escola Municipal São Francisco de Luzerna, foi a grande vencedora da Etapa local do projeto Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Joaçaba, Herval e Luzerna, que contou com a participação de 13 escolas municipais e estaduais.
Neste ano, o tema do concurso foi “Do descarte à transformação: o óleo de cozinha como agente de mudanças ambiental, social e econômica”, sendo objeto de estudo e discussão de cerca de 500 jovens da rede pública dos municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, exigindo uma grande dedicação por parte dos membros da JCI, dos professores, diretores e toda a equipe do colégio, principalmente os alunos.
Primeiramente, os membros juniores tiveram contato com as escolas, explicando o tema, o formato do concurso e suas diretrizes e juntamente com a JCI prepararam os alunos do nono ano dos colégios. Ainda, foram repassadas aos alunos capacitações online e presencial sobre Oratória e sobre o tema, somadas a mais uma capacitação online para os professores.
Ao final do processo interno, cada colégio elegeu um representante para a disputa da grande final dos três municípios, que ocorreu na manhã do dia 02/07 no auditório Afonso Dresch, na UNOESC. Os colegas de turma dos alunos finalistas foram levados de seus colégios para assistir o concurso e também fizeram parte da plateia as diretoras, professoras, Secretárias da Educação e autoridades. Os alunos tiveram de 3 a 5 minutos para recitarem seus textos usando a tribuna ou o palco. Os quesitos voz, mensagem e apresentação foram avaliados por jurados.
O evento realizado mostrou a capacidade dos candidatos de serem excelentes oradores, debateram um tema tão atual e enfrentaram o medo de falar em público.

Alunos premiados do concurso:
1º – Ana Laura Schneider Schmitz, representando a escola São Francisco;
2º – Laura Rech, representando a escola Centro de Ensino Roberto Trompowski;
3º – Maria Eduarda Borsoi, representando a escola Estação Luzerna;
Melhor redação: João Gabriel Chaves Celiberti, representando a escola Mercedes Luiza do Nascimento;
Destaca-se que o objetivo de impactar positivamente as vidas dos alunos só foi alcançado porque os parceiros e patrocinadores acreditaram no propósito do projeto, oferecendo apoio para o seu sucesso!
A realização do projeto contou com patrocínio das empresas: Vencedora Maqtron, Kury Condominios, Nutricheck, Sicoob Credirio, Scherer Auto Peças, Paludo Incorporadora.
Para viabilizar as premiações dos primeiros colocados, a JCI contou com o apoio dos seguintes parceiros: Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, Colégio Luterano Santíssima Trindade, Wizard Idiomas, Sebratep Cursos Profissionalizantes e Tecnoservi Tecnologia, Casa Verde Spa Urbano.

Para o primeiro lugar:
Bolsa para o Ensino Superior na Unoesc no valor de 20 mil reais, a iniciar no ano de 2029;
Bolsa integral para o Ensino Médio no Colégio Luterano Santíssima Trindade, a iniciar em 2026;
Bolsa integral de idioma na Wizard;
Prêmio da Tecnoservi Tecnologia;
Para o segundo lugar:
Bolsa de 75% de desconto em curso de idioma no Wizard;
Bolsa integral para Curso Profissionalizante de administração comercial na Sebratep;
Vale para material escolar da Nutricheck.
Para o terceiro lugar:
Bolsa de 50% de desconto em curso de idioma no Wizard;
Bolsa integral para Curso Profissionalizante de administração comercial na Sebratep;
Vale para material escolar da Nutricheck.
Do quarto ao décimo-terceiro Lugar:
Bolsa de 50% para qualquer curso da Sebratep;
Para a melhor redação:
Bolsa integral para Curso Profissionalizante de administração comercial na Sebratep;
Ao professor tutor campeão do concurso de oratória:
Combo Spa Day da Casa Verde Spa Urbano, com massagem relaxante, banho de imersão de banheira, design de sobrancelhas e escova de cabelo.
Fonte: Assessoria de Imprensa JCI Joaçaba, Herval e Luzerna
