Associação Broto do Galho trabalha na produção das peças feitas a partir do resíduo da produção de papel
Bom Dia SC – A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, é a apresentadora da quinta edição da Feira Gera 2025 e terá um espaço especial no seu estande, dedicado à Associação Broto do Galho, que confeccionou peças artesanais para exposição, produzidas a partir de rejeitos da produção de papel da companhia.
Além disso, o projeto produziu 600 peças exclusivas feitas por 12 artesãos na sede da associação que serão distribuídas como brinde para quem participar do quiz interativo da Irani, durante os três dias da feira (22 a 24 de maio), no Centro de Eventos Dario Bortoluzzi, em Joaçaba.
Desenvolvimento sustentável

Nascida em 2009 com apoio da Irani, a Associação Broto do Galho promove o desenvolvimento sustentável da comunidade na Campina da Alegria, município de Vargem Bonita, por meio da arte. Resíduos de papel e papelão são matéria-prima para a confecção de produtos artesanais, um estímulo à integração social e à geração de renda extra aos participantes. “Nosso trabalho é ensinar a homens e mulheres as técnicas para transformar esses produtos em peças de utilidade e decoração”, destaca Ivoneis Alves, presidente da Associação.
Em 2024, os artesanatos produzidos pelo Broto do Galho foram exibidos em mostra institucional realizada no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.
O diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira, afirma que o projeto Broto do Galho é um exemplo claro de como é possível unir sustentabilidade, responsabilidade social e transformação humana em uma mesma iniciativa. “É mais do que uma ação ambiental, é uma ação de futuro. Na essência, o Broto do Galho transforma aquilo que poderia ser descartado em arte, aprendizado e geração de valor”, destaca.
Com o tema “Conectando Gerações”, a Feira Gera é um evento de negócios, inovação e conhecimento, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional, a geração de novos negócios e o fortalecimento de parcerias. A realização é da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), com apoio da Prefeitura de Joaçaba e do Sebrae.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade.
Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG) e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.
Fonte: Assessoria de Imprensa Irani
