Para facilitar o acesso da população joaçabense aos medicamentos considerados essenciais, a Secretaria de Saúde de Joaçaba aderiu ao Programa Farmácia Popular, do Governo Federal. A partir desta semana, alguns dos medicamentos para Asma, Diabetes e Hipertensão serão retirados nas farmácias credenciadas e não mais nos postos de saúde.
Este programa tem a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de “Aqui tem Farmácia Popular”. Ele possibilita o acesso de medicamentos com garantia de qualidade, procedência e segurança, sendo distribuídos gratuitamente aos pacientes.
Para que o medicamento seja fornecido, quando a compra é realizada pelo próprio paciente, é necessário que o usuário apresente a prescrição médica válida, CPF e documento com foto. Quando a compra é realizada por terceiros, é necessário apresentar, prescrição médica válida, documento oficial com foto do paciente, o qual conste o número do seu CPF e também CPF e RG do representante legal e documento que comprove a representação legal (sentença judicial, procuração por instrumento público ou privado com firma reconhecida em cartório). Já quando a compra é para menores, é necessário apresentar prescrição médica válida, documento oficial com foto do paciente, o qual conste o número do seu CPF ou certidão de nascimento do paciente e CPF e RG do pai, mãe ou representante legal.
As receitas têm validade de 180 dias a partir da sua emissão. Nelas, é necessário constar o endereço do estabelecimento, nome e endereço residencial do paciente, data de prescrição e nome genérico do medicamento e CRM médico, assinatura e carimbo.
De acordo com o Secretário de Saúde, Celso Brancher, com esta iniciativa, os pacientes serão beneficiados, pois poderão retirar seus medicamentos em horário ampliado. “Essa medida facilitará muito a vida dos pacientes que necessitam desses medicamentos, pois poderão retirar os medicamentos nos finais de semana ou até mesmo em outras cidades, já que o programa é nacional”, falou Celso.
Em Joaçaba, a maioria das farmácias são conveniadas ao Programa.
Confira quais são os medicamentos disponíveis pelo programa:
Hipertensão: Captopril 25 MG;
Maleato de enalapril 10 MG;
Cloridrato de propranolol 40 MG;
Atenolol 25 MG;
Hidroclorotiazida 25 MG;
Losartana Potássica 50 MG.
Diabetes: Glibenclamida 5 MG;
Metformina 500 MG, comprimido;
Metformina 850 MG, comprimido;
Asma: Sulfato de Salbutamol 100 mcg/dose – Adm. pulmonar, inalador doseado;
Ipratrópio 0,25 MG/ml – Administração pulmonar, solução para inalação;
Dipropionato de Beclometasona 50 mcg/dose – Adm. Pulmonar
Dipropionato de Beclometasona 200 mcg/cápsula – Adm. pulmonar, cáp.
Dipropionato de Beclometasona 250 mcg/dose – Adm. pulmonar.
Fonte: ASCOM – Joaçaba