Seminário Iphan em SC
Iphan realiza Seminário sobre Educação Patrimonial de 22 a 25 de abril em SC

Iphan realiza Seminário sobre Educação Patrimonial de 22 a 25 de abril em SC  

Entre os dias 22 e 25 de abril, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio da sua superintendência em Santa Catarina, realizará o seminário on-line. As cidades das crianças: Educação Patrimonial e Inventários Participativos. O evento é voltado para professoras e professores, profissionais da educação formal e não-formal e aberto a todas as pessoas interessadas na temática. A transmissão do seminário acontecerá no canal do youtube da Rede Educação Patrimonial Catarina. As inscrições, que são gratuitas, e a programação do seminário estão disponíveis aqui.

Uma das missões do Iphan é, por meio da educação patrimonial, promover processos dialógicos em torno das referências culturais do Brasil, envolvendo os cidadãos como protagonistas. Durante o seminário, técnicos do Iphan, professores e profissionais da educação formal e não-formal irão abordar aspectos teóricos relacionados ao tema e compartilharão experiências práticas nascidas no cotidiano das escolas e na relação das crianças com o patrimônio cultural em diversos contextos. Temas como inventários participativos, processos formativos, direito à cidade, arqueologia, entre outros, estarão presentes durante os quatro dias de evento.

“É uma oportunidade para todas as pessoas interessadas em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. As rodas de conversa deverão abarcar experiências e temas importantes e, também, possibilitar diálogos e trocas enriquecedoras. Assim, nós, da Coordenação de Educação Patrimonial e Formação, poderemos revisitar os processos que resultaram no livro ‘Lutas por aproximação’ e pensar juntos as cidades das crianças”, disse o chefe do Serviço de Educação e Participação Social, Paulo Peters.

A educadora e técnica do Iphan em Santa Catarina, Carla Cruz, ressaltou que o objetivo do encontro on-line é compartilhar caminhos já trilhados e rediscutir conceitos que balizam as ações desenvolvidas. Também será apresentado o projeto As cidades das crianças, que consiste na realização de inventários participativos com crianças como protagonistas das pesquisas. “A partir de demandas dos professores, em parceria com a Escola do Mar, inicialmente atenderemos 10 escolas de Florianópolis como projeto piloto em 2025. Esses professores já estão realizando atividades que se relacionam com a ferramenta de educação patrimonial Inventários Participativos. A partir de 2026, já será possível visitar a Biblioteca Virtual com inventários participativos realizados em 2025”, completou.

Os inventários participativos citados pela educadora são uma ferramenta, desenvolvida pelo Iphan, para pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor. Fazendo o inventário, é possível descobrir e documentar o repertório de referências culturais que constituem o patrimônio da comunidade, do território em que ela se insere e dos grupos que fazem parte dela.

Seminário:

Seminário on-line: As cidades das Crianças: Educação Patrimonial e Inventários Participativos

Data: 22 a 25 de abril de 2025

Hora: 14h às 17h

Transmissão: Rede Educação Patrimonial Catarina

Fonte: Assessoria de Comunicação Iphan

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias