Entenda seu papel no desenvolvimento de competências próprias e do time
No ambiente corporativo, a gestão é um componente essencial para o sucesso organizacional. Contudo, a liderança não é algo fixo, mas sim em constante evolução. Pela minha experiência, é possível potencializar o desenvolvimento dessas competências pela interação com estagiários, cujas contribuições enriquecem tanto quem lidera quanto as empresas. Como presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), compartilho reflexões sobre a importância dessa relação e ofereço algumas orientações.
Estagiários são a chave da mudança para os gestores
Ao longo dos anos, percebi como esses colaboradores desempenham um papel fundamental no crescimento e inovação dentro das organizações. Afinal, eles trazem perspectivas novas, ideias criativas e energia contagiante, fatores capazes de impulsionar a inovação.
Por outro lado, para quem lidera, essa interação representa uma excelente chance de aprimorar habilidades de administração e comunicação. Isso porque essa moçada aprende com as orientações recebidas e também fornece feedback valioso sobre como os processos podem ser melhorados e otimizados.
Logo, essa relação configura-se como uma via de mão dupla. Ao orientá-los, a cadeia hierárquica evolui sua capacidade de delegar tarefas, estabelecer expectativas claras, ajustar estilos de diálogos e refletir sobre o impacto de decisões.
3 dicas para ser um líder exímio para os estagiários
É preciso entender como o estágio é uma oportunidade capaz de impulsionar a economia e educação brasileira. Afinal, só se configura apto a essas vagas quem esteja regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Portanto, esse contato com a sala de aula é como um motor de inovação para a corporação. Sendo assim, veja algumas dicas para ser um líder completo para quem chega agora no mercado:
1) Invista em escuta ativa
O primeiro passo para se tornar gradativamente mais eficaz consiste em escutar os outros. No caso de jovens profissionais, a escuta ativa cria um espaço de confiança e respeito. Muitos têm uma visão única sobre operações e seus insights podem ajudar a identificar pontos de melhoria. Por isso, ao ouvir com atenção, coordenadores se tornam mais receptivos a novas ideias, aprimorando sua capacidade de adaptação.
2) Desenvolva empatia
Ser bom implica em entender as necessidades e desafios de cada membro da equipe. Para esses colaboradores, os obstáculos são amplificados devido ao início de suas trajetórias. Demonstrar empatia, reconhecer dificuldades e orientar com atenção são fundamentais para se sentirem valorizados e motivados a darem o melhor de si.
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3) Seja claro nas expectativas
Pelas minhas vivências, notei como, frequentemente, esse grupo enfrenta uma curva de aprendizado surpreendente ao iniciar em uma organização. Definir objetivos claros e comunicá-los de maneira objetiva é essencial para orientar. Quando um gestor consegue estabelecer metas precisas, o colaborador encontra um caminho a seguir, resultando em mais eficiência e confiança.
Enfim, de acordo com dados expostos pela Abres, no total, são 9.609.555 alunos de ensino médio e técnico. Já no Superior, são 8.987.120 estudantes. Desse volume, certamente há o candidato ideal para o seu negócio. Afinal, o sucesso organizacional está diretamente relacionado à capacidade de líderes em cultivar talentos, orientar equipes e aproveitar ao máximo o potencial de cada indivíduo, especialmente daqueles no início de suas carreiras.
Fonte: Assessoria de Imprensa