Sabe quais são as tendências que irão guiar o ano de 2025
Sabe quais são as tendências que irão guiar o ano de 2025

Sabe quais são as tendências que irão guiar o ano de 2025

Saber quais são as tendências que irão guiar os setores do varejo, agronegócio, suinocultura, marketing, além de consumo e redes sociais, é fundamental para a tomada de decisões nos negócios, e por isso a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), traz todos os anos um compilado das principais tendências de importância mundial, para que a suinocultura brasileira esteja preparada para as  transformações significativas impulsionadas por avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor e uma crescente preocupação com a sustentabilidade que guiarão o ano de 2025.

Varejo

O varejo é um importante aliado na cadeia da suinocultura, pois conecta produtores, produto e consumidores, para este setor é esperado uma hiperpersonalização e fortalecimento da inteligência artificial (IA). De acordo com a Kantar, o uso de IA permitirá experiências de compra altamente personalizadas, com recomendações de produtos e serviços adaptados às preferências individuais dos consumidores.

Também é apontado uma expansão de mercados autônomos, com lojas sem atendentes, que oferecem conveniência e rapidez, atendendo à demanda por experiências de compra mais ágeis. Sobre sustentabilidade e transparência, os consumidores exigirão práticas sustentáveis e transparência das marcas, valorizando empresas comprometidas com o impacto ambiental e social.

Leia Também

Agronegócio e Suinocultura

Os temas nesse segmento serão agricultura 5.0, com integração de tecnologias avançadas, como IA, drones e sensores, para aumentar a eficiência e a sustentabilidade no campo, permitindo decisões mais precisas e gestão otimizada. Sustentabilidade e economia de carbono, com destaque para práticas agrícolas sustentáveis e a produção de créditos de carbono, alinhando-se às demandas por produtos com menor impacto ambiental. E para finalizar, rastreabilidade e blockchain: a adoção de tecnologias de rastreabilidade, como o blockchain, garantirá a autenticidade dos produtos e atenderá às exigências de mercados internacionais por transparência na cadeia produtiva.

Marketing e Consumo

Consumo Intencional é a bola da vez, consumidores buscarão produtos que ofereçam valor real, sejam sustentáveis e inovadores, tornando-se mais seletivos em suas escolhas. Omnicanalidade segue sendo importante, a integração entre experiências de compra online e offline será essencial, oferecendo jornadas de compra fluídas e personalizadas. E economia circular: modelos de negócios que promovam a reutilização e reciclagem de produtos serão valorizados, atendendo à crescente demanda por práticas de consumo mais responsáveis.

De acordo com a Publiki, a IA veio para ficar. Em 2025, a IA generativa revolucionará a produção de conteúdo, permitindo a criação de materiais personalizados em grande escala, como textos publicitários, vídeos e designs. Ela também possibilitará experiências hiperpersonalizadas, ajustando conteúdos e anúncios em tempo real com base no comportamento do usuário e em dados contextuais, e automação de processos, otimizando processos de marketing, desde a segmentação de público até a análise de dados, aumentando a eficiência e a eficácia das campanhas.

Redes Sociais

A  Airfluencers aponta que as redes sociais integrarão tecnologias de realidade aumentada (AR) e virtual (VR), proporcionando experiências mais imersivas e interativas para os usuários. A aposta da vez vai para redes sociais de nicho, que são plataformas voltadas para comunidades específicas, oferecendo ambientes personalizados e focados em interesses particulares dos usuários. Sobre e-commerce integrado, as redes sociais continuarão a evoluir como plataformas de comércio eletrônico, facilitando compras diretas e experiências de consumo mais fluidas dentro dos aplicativos.

Consumidores

No relatório “Global Consumer Trends 2025”, A Euromonitor destacou cinco tendências que explicam o comportamento em evolução dos consumidores este ano:

Saúde: Os consumidores estão focados em viver de forma mais saudável por mais tempo, com 52% acreditando que estarão mais saudáveis nos próximos cinco anos.

Consumo consciente: Há uma tendência de consumo mais consciente, com apenas 18% dos consumidores afirmando que fazem compras por impulso com frequência, indicando um planejamento financeiro mais estratégico.

Sustentabilidade: Os consumidores buscarão produtos sustentáveis respaldados por evidências concretas de benefícios.

Foco Filtrado: Diante do excesso de informações, os consumidores desejam experiências de compra mais simplificadas, com 42% realizando compras via transmissões ao vivo por considerarem mais fácil entender as características dos produtos.

Ambivalência em relação à IA: Embora a adoção da inteligência artificial esteja crescendo, há ceticismo quanto à confiabilidade, com 43% dos consumidores considerando a IA generativa uma fonte confiável de informações.

A coordenadora de comunicação e marketing da ABCS, Sarah Nunes, explica que: “Essas tendências refletem a crescente conscientização dos consumidores em relação à saúde, finanças, sustentabilidade e tecnologia, influenciando as estratégias das empresas para atender às novas demandas do mercado e apresentando oportunidades para a comunicação e comercialização da carne suína”, finaliza.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias