O 8º Festival da Araponga, ave símbolo do estado, está acontecendo desse ontem dia 15 e vai até amanhã dia 17 de novembro, no município de Santa Rosa de Lima localizado no Sul catarinense.
Leia Também: Em Santa Catarina cresce o Turismo de observação de aves
Com atividades gratuitas, o evento contará com saídas em grupo para observação de aves e, também, oficinas para customização de gaiolas. O festival também faz parte do Inventário Participativos de Aves de Santa Catarina, ação promovida em todo o território catarinense entre os dias 11 e 17 de novembro.
Santa Rosa de Lima está se destacando cada vez mais no cenário estadual e federal de observação de aves. A prática atrai turistas nacionais e internacionais para a apreciação de espécies únicas e simbólicas de Santa Catarina. É importante ressaltar que algumas atividades requerem, ainda, uma inscrição prévia que pode ser feita clicando aqui.
Você conhece a prática do birdwatching?
O birdwatching, ou em tradução livre “observação de pássaros” é a prática de observar aves em seus habitats naturais. Em crescimento no Brasil, estima-se que tenhamos cerca de 50 mil observadores só no país, segundo o Sebrae. Além disso, a WikiAves registrou um aumento de 31% no interesse público dos brasileiros, um fator potencializado a partir de 2020. Isso porque, por exercitar a paciência, atenção e silêncio, o a observação ajuda na manutenção da saúde mental.
A diversidade de aves nos solos brasileiros fortalece a prática do birdwatching no país. Cerca de 18% das espécies mundiais vivem nos variados ecossistemas do Brasil. Como vertente do turismo de aventura, essa atividade exige a conservação e proteção da natureza e dos habitats naturais dos pássaros.
Para os amantes de birdwatching ou interessados em começar esse hobby, é interessante manter boas práticas para garantir a segurança humana e também da natureza. Essas práticas incluem manter distância das aves para não perturbá-las, respeitar seus habitats e evitar ruídos desnecessários para não espantar as espécies. Além disso, levar um guia de campo e uma câmera com lente de longo alcance pode enriquecer a experiência sem interferir na natureza.
Os guias locais são fundamentais para uma boa prática de birdwatching. Visto que eles conhecem o ecossistema e as espécies locais, eles podem orientar os birdwatchers sobre onde encontrar as aves com segurança e ainda promovem a conscientização sobre a preservação ambiental. Assim, com o apoio dos guias, a experiência torna-se mais educativa e respeitosa para a fauna e flora.
Fonte: Assssoria de Imprensa Setur SC
Colunista observação de aves : Gilberto Sander Müller é fotógrafo amador, observador de aves e morador de Porto Alegre, RS, Brasil.