Neste final de semana, 18 e 19 de outubro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizou a Seleção Nacional, em Joinville/SC, para o ingresso de novos alunos no ano de 2025
Candidatos de Santa Catarina e de mais 16 estados do Brasil estiveram na cidade para disputar uma das 40 vagas oferecidas pela instituição. Este ano, mais de 3 mil bailarinos participaram das pré-seletivas, resultando em um índice de 77 candidatos por vaga. Na etapa final, que aconteceu neste final de semana, 400 crianças de todo o país participaram.
Foram realizados testes médico-fisioterápicos, que analisaram postura, estrutura física, habilidades motoras, frequência cardíaca e respiratória, força, musculatura e articulações. Além disso, houve testes artístico-musicais e cognitivos que avaliaram as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, flexibilidade, projeção cênica e o desempenho intelectual dos candidatos.
Os 40 aprovados ingressam no curso de Dança Clássica e iniciam o 1º ano da instituição em fevereiro de 2025 e o curso gratuito tem duração de 8 anos.
Para a coordenadora da Seleção Nacional da Escola Bolshoi, Sylvana Albuquerque, o teste vai além da dança; é uma oportunidade para transformar vidas. “Muitas crianças vêm de realidades muito diversas, enfrentando desafios que não podemos imaginar. Elas carregam expectativas, medos e esperanças. Nossa missão é acolhê-las com respeito, empatia e carinho, independentemente de suas origens. Para muitas, essa pode ser a primeira vez que têm a chance de sonhar.”
CULTURA E ARTE: Bolshoi Brasil realiza maior Seleção de Dança do País
Aprovados para 2025
Aprovados Dança Clássica Masculino – 1º Ano
- Arthur Leivy Santos de Carvalho Valença/BA
- Breno Trainotti Storckmann Joinville/SC
- Carlos Dias Camargo de Souza Joinville/SC
- Cauã Freitas Nossa Cariacica/ES
- Davi da Silva Alves dos Santos Planaltina/DF
- Davi Lucca Schmitz Bernardo Joinville/SC
- Gabriel Fabrício Florêncio dos Santos João Pessoa/PB
- Gael Medeiros Mamede Furtado Brasília/DF
- George Nascimento de Castro João Pessoa/PB
- Hiago Rosa Silveira Joinville/SC
- Isaac Damaceno Lima Serra Negra/SP
- Jean Lucca Vigira da Cruz Joinville/SC
- Joaquim da Silva Pereira João Pessoa/PB
- Luis Gustavo Barros da Silva Planaltina/DF
- Neemias dos Santos de Jesus Valença/BA
- Paulo Mariano de Carvalho Aguiar da Silva Marcelândia/MT
- Rafael Moreno Rodrigues Palhoça/SC
- Rhael Nicolas Guimarães Simon Rio de Janeiro/RJ
- Silvio Eduarde Moreira Maciel Itapoá/SC
- Vicenzo Oliveira Pessoa Silva Americana/SP
Aprovados Dança Clássica Feminino – 1º Ano
Alice Campos Pereira Prudentópolis/PR
- Alice Evangiline Bezerra do Nascimento Rio de Janeiro/RJ
- Ana Júlia de Abreu Barbosa Toledo/PR
- Andressa dos Santos Joinville/SC
- Anita Felix Passos Rangel Joinville/SC
- Brenda Andrade Pereira Joinville/SC
- Giovanna Simão Mundim Paracatu/MG
- Isabela Rodrigues Moreira São Leopoldo/RS
- Isabella Murbach Ferreira Campinas/SP
- Isabelli Fachin São Lourenço do Oeste/SC
- Isadora Seizer Nunes Campo Grande/MS
- Kauany de Lima Joinville/SC
- Lara Rodrigues Ribeiro Santa Cruz das Palmeiras/SP
- Laura Alves de Arajo Nova Iguaçu/RJ
- Livia Vieira Longato Brasília/DF
- Luiza Gomes Campelo Pereira São João de Meriti/RJ
- Maria Eduarda Zamparetti Semonetti Tubarão/SC
- Maria Júlia Casanova Lopes Manaus/AM
- Maria Lúcia Lopes Sai Recife/PE
- Nataly Ribeiro Pereira Concer Lages/SC
Os aprovados na Seleção Nacional, serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania. As matrículas acontecem no mês de novembro, e os documentos serão disponibilizados pelo site da instituição. Informações na secretaria escolar pelo fone 47 3422-4070.
Curso Livre Preparatório
Além dos 40 novos alunos aprovados para 2025 que ingressam no 1º ano, a Escola Bolshoi oferece para crianças da cidade de Joinville, o curso livre, gratuito. A lista dos convocados está no edital da seleção no site da Escola. As famílias serão contatadas pela secretaria da Escola Bolshoi para informações necessárias.
Aprovados
- Alice Reimann da Piedade
- Amábile Todt Tomé
- Ana Beatriz Baumann
- Ana Clara Moura M. Peixoto
- Arthur Davi Favero
- Bernardo Paulo Vaz Reiter
- Eliza Karolayni Pereira da Silva
- Elizabeth Oliveira Franco
- Gustavo Henrique Capistrano
- Isadora Caroline Madureura Garcia
- João Felipe Ferreira Soares da Costa
- Manuela Brandes
- Manuella Campos Vidal do Lago
- Pedro Santos Muller
- Riccielis Del Valle Salazar Diaz
- Sofia Ramos Santos
- Taylor Eduardo Fonseca da Silva
Escola Bolshoi
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única extensão do Teatro Bolshoi no mundo e pela primeira vez, o Teatro transfere a outro país o método de ensino de balé que o tornou uma das mais respeitadas instituições do mundo. Com 24 anos de implantação no Brasil a Escola concede bolsas de estudo de 100% gratuitas para cerca de 247 alunos do curso técnico. A instituição busca a melhor formação, e garante o acesso de crianças ao mundo da cultura, ampliando seus horizontes. A sua missão é formar artistas-cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação.
A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Diamante Energia, Porto Seguro, Whirpool, Aurora, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Marítimos, Celesc, Ciser, Engie, Nidec, Texpa, TKEe demais Amigos que contribuem com a arte no país.
Fonte: Assessoria de Imprensa