O Dia Mundial dos Rios, comemorado anualmente no último domingo de setembro (ontem 29), celebra a importância dos rios para o nosso ecossistema e, em Santa Catarina, reforça o impacto dos mesmos no turismo de aventura. Além disso, os rios são essenciais para a prática de esportes como o rafting, além de formarem paisagens deslumbrantes no estado.
O maior destaque dentre os rios de Santa Catarina, que cobrem 38% da área total do estado, é o Rio Itajaí-Açu, maior bacia inteiramente catarinense. O nome Itajaí-Açu advém do tupi e está ligado à formação de pedra do Bico do Papagaio, em Itajaí. Outros municípios também se beneficiam diretamente pelo rio, como Blumenau, Navegantes, Ituporanga, Ibirama e Gaspar.
O estado catarinense também possui o Rio Cubatão do Sul, que abrange municípios como Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça. Outro rio de destaque é o Rio Cubatão do Norte, ou apenas Cubatão, fornece cerca de 75% do abastecimento dos mananciais de água de Joinville e 25% de Garuva. Da mesma forma, o Rio Tubarão, que nasce na Serra Catarinense, em Lauro Müller, percorre cidades como Orleans, Grão-Pará, São Martinho, Gravatal e Tubarão. Notavelmente, esses rios desempenham um papel fundamental em atividades econômicas como a pesca, a rizicultura e o turismo termal. Esses são apenas alguns exemplos da relevância dos rios para Santa Catarina.
Rafting é um dos atrativos turísticos de Santa Catarina
O rafting é um dos principais esportes radicais praticados em rios com corredeiras, onde o objetivo é desviar dos obstáculos naturais e remar até o destino final. Além de ser uma atividade em grupo, o sucesso no rafting depende da boa cooperação entre os participantes, o que permite superar os desafios com mais facilidade. Contudo, é essencial que um instrutor profissional de rafting sempre supervisione a prática, dada a natureza radical do esporte.
Rios destacam Ibirama no turismo de aventura
Desde 2008, Ibirama é conhecida como a “Capital Catarinense do Turismo de Aventura” e se consolidou como um dos melhores pontos do Brasil para a prática de rafting. Os turistas que buscam adrenalina em meio à natureza podem escolher entre realizar o rafting no Rio Itajaí-Açu ou no Rio Hercílio. Ambas as opções oferecem paisagens deslumbrantes cercadas pela mata nativa, sendo ideais para turistas, tanto iniciantes quanto experientes.
Rio Cubatão: Santo Amaro da Imperatriz se destaca no rafting
Localizado a apenas 40 quilômetros de Florianópolis, o município de Santo Amaro da Imperatriz é um dos destinos mais procurados pelos apaixonados por adrenalina. O rafting no Rio Cubatão é um dos grandes atrativos da região, oferecendo desafios emocionantes aos turistas ao longo do ano. Além disso, a paisagem composta pela Mata Atlântica ao longo das margens do rio enriquece ainda mais a experiência.
Santa Catarina:
Santa Catarina abriga rios de relevância nacional que fazem parte de importantes Regiões Hidrográficas, como a Região Hidrográfica do Paraná, a Região Hidrográfica do Uruguai e a Região Hidrográfica Atlântico Sul, conforme destaca a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Ademais, os rios estão bem distribuídos por todo o estado, favorecendo o desenvolvimento do turismo em diversas regiões catarinenses.
Na primavera, as temperaturas amenas permitem que os rios sejam aproveitados tanto para esportes quanto para lazer. Entretanto, é fundamental realizar atividades próximas aos rios com atenção e cautela. Se necessário, busque sempre o auxílio de guias de turismo capacitados para garantir uma experiência segura.
Fonte: Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Turismo – Setur-SC