Nesta Edição da Sakura Matsuri, também foi celebrado os 60 anos da Colônia Japonesa do Núcleo Celso Ramos (Colônia Ramos) em Frei Rogério
A flor da cerejeira, desde a época dos samurais, simboliza a ideia de que a vida é passageira. Suas flores florescem por pouco tempo, e quando chega o momento, as pétalas caem suavemente, ainda bonitas, sem murchar ou se prender aos galhos.
Por isso, no Japão, é tradição que as pessoas se reúnam sob as cerejeiras floridas para celebrar, junto com amigos e familiares, o novo ciclo de vida que a primavera traz, com comidas, bebidas e muita alegria.
Foi o desejo dos imigrantes japoneses da Colônia de Núcleo Celso Ramos de proporcionar aos seus filhos a mesma sensação vivida no Japão que motivou a criação de um parque de cerejeiras (Sakura) no município de Frei Rogério.
Assim, a partir da determinação e do esforço coletivo dos moradores da colônia, junto com a ajuda financeira do Japan World Exposition Commemorative Fund, foi possível plantar aproximadamente 15 mil mudas de diferentes plantas ornamentais japonesas, concretizando a implantação do Parque Sakura de Frei Rogério.
Dentre essas mudas, 3 mil são de diversas variedades de Sakura, que florescem em diferentes períodos, atingem seu auge entre os meses de julho e início de setembro, conforme a variedade e o clima do ano.
Sakura Matsuri
A 1ª Sakura Matsuri realizada em setembro de 1997, com o objetivo de celebrar a beleza das flores de Sakura e preservar a tradição de apreciá-las. A festa incluí diversas apresentações culturais e cresce a cada edição, graças à união dos membros da Colônia e ao esforço de voluntários.
O Sakura Matsuri é um dia repleto de celebrações e alegria, onde todos podem desfrutar de um pedacinho do Japão em Santa Catarina.
Nesta 23ª Edição da Sakura Matsuri (2024), também foi celebrado os 60 anos da Colônia Japonesa do Núcleo Celso Ramos (Colônia Ramos) em Frei Rogério.
Torii
Para marcar essa data tão significativa, que simboliza seis décadas de bravura, dedicação, união e força, foram construídos 60 Torii monumento que representa um portal sagrado.
Atravessar um Torii é considerado uma transição do mundo cotidiano para o mundo sagrado, um ritual de purificação espiritual. Além disso, o Torii simboliza o agradecimento dos devotos e voluntários por saúde, prosperidade nos negócios e outras bênçãos. Esses portais são pintados de vermelho, uma cor associada à vida e ao Sol, que, segundo a tradição japonesa, tem o poder de afastar doenças e proteger contra os males.
Agradecemos sua presença e desejamos que desfrutem da beleza das flores e das apresentações culturais, assim como nós apreciamos a vida e a amizade sob as cerejeiras.
Esperamos que “Voltem Sempre”, para que possamos fortalecer nossos laços por muitos anos!
ACBJ-Associação Cultural Brasil Japão de Núcleo Celso Ramos – Frei Rogério – SC