Sábato Magaldi ressoa profundamente nos círculos teatrais do Brasil, reconhecido por sua contribuição inestimável à crítica teatral e por seu papel na valorização do teatro brasileiro no cenário mundial. Nascido em Belo Horizonte, em 9 de maio de 1927, Magaldi trilhou um caminho que o estabeleceu como um dos críticos teatrais mais respeitados e influentes do país.
Desde jovem, Magaldi demonstrou uma inclinação natural para as artes e a literatura. Formado em Direito pela Universidade de Minas Gerais, sua paixão pelo teatro o levou a abandonar a carreira jurídica para se dedicar integralmente à crítica teatral. Sua estreia como crítico ocorreu no jornal “Diário de Minas”, onde rapidamente se destacou por suas análises perspicazes e profundas.
Mudando-se para São Paulo, Sábato Magaldi consolidou sua carreira escrevendo para os principais veículos de comunicação da época, como “O Estado de S. Paulo” e a revista “Visão”. Sua escrita era marcada por uma combinação de rigor acadêmico e sensibilidade artística, qualidades que o tornaram uma referência para artistas, acadêmicos e leitores interessados em teatro. Magaldi não apenas criticava, mas também educava seu público, ajudando a formar uma geração de espectadores mais críticos e informados.
Uma das contribuições mais significativas de Magaldi foi seu papel na promoção do teatro brasileiro contemporâneo. Ele foi um defensor incansável de dramaturgos como Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e Plínio Marcos, ajudando a elevar suas obras a “status” de relevância nacional e internacional. Magaldi entendia que o teatro era uma forma de arte viva, que refletia e influenciava a sociedade, e sua crítica buscava sempre contextualizar as peças dentro do panorama cultural e político do Brasil.
Ademais de sua “performance” na imprensa, Magaldi também teve uma carreira acadêmica prolífica. Foi professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde influenciou inúmeras gerações de estudantes de teatro e literatura. Seus livros, como “Panorama do Teatro Brasileiro” e “O Texto no Teatro”, são considerados leituras essenciais para qualquer estudioso da área, oferecendo uma visão abrangente e detalhada da evolução do teatro no Brasil.
Outrossim, desempenhou papel fundamental na internacionalização do teatro brasileiro. Participou de diversos congressos e seminários ao redor do mundo, levando consigo um vasto conhecimento sobre a cena teatral brasileira e estabelecendo pontes entre artistas e acadêmicos de diferentes países. Sua atuação ajudou a colocar o Brasil no mapa do teatro mundial, promovendo intercâmbios culturais frutíferos.
Em reconhecimento à sua contribuição para a cultura brasileira, Magaldi recebeu inúmeros prêmios e homenagens ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Molière de Teatro e o Prêmio Jabuti de Literatura. Mesmo após sua aposentadoria oficial, continuou a ser uma voz ativa e respeitada no meio teatral, até seu falecimento em 14 de julho de 2016.
Em epítome, a trajetória de Sábato Magaldi é um testemunho do poder da crítica cultural como ferramenta de transformação social e artística. Seu legado permanece vivo nas páginas que escreveu, nas mentes que influenciou e na cultura teatral que ajudou a moldar.
Por final, Magaldi não foi apenas um crítico de teatro; foi um verdadeiro patrono das artes, cuja paixão e dedicação continuam a inspirar e orientar o teatro brasileiro.
Prof. Dr. Adelcio Machado dos Santos
Crítico de Arte