Em homenagem à primeira baleia-franca, Sunset, resgatada em Laguna em 31 de julho de 2003, comemora-se nesta data o Dia da Baleia Franca. A celebração do dia foi instituída em 2018, após o Ministério do Meio Ambiente aceitar a proposta do Instituto Australis para lembrar da data em que a Sunset foi avistada de volta a Santa Catarina depois do resgate e, também, para comemorar a temporada reprodutiva das baleias-franca no Brasil.
Em Santa Catarina, o turismo de observação de baleias, ou whalewatching, é praticado, especialmente, na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Criada em 2000 a partir de um Decreto Federal e com apoio internacional, a APA garante um espaço seguro para o ciclo reprodutivo das baleias-franca e seus filhotes, além de proteger importantes áreas terrestres, como costões, dunas e lagoas. Ainda, em 2006, o IBAMA determinou que em algumas praias só poderia ser realizado o turismo de observação por terra, para assegurar que os animais não fossem perturbados por atividades náuticas.
Durante a temporada reprodutiva, de julho a novembro, os mamíferos são avistados com frequência, exibindo comportamentos impressionantes como saltos e mergulhos profundos. A melhor época para observação é entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro. Algumas cidades, como Garopaba e Imbituba, oferecem diferentes passeios ao redor das rotas para tornar a experiência de observar as baleias-franca ainda melhor!
Para entender mais e ajudar na preservação das baleias-franca, é só clicar aqui.
Fonte: Assesoria de Imprensa Secretaria de Turismo de Santa Cataria – Setur SC