Jovens do Oeste tiveram quatro encontros sobre o tema
Depois de quatro encontros, os adolescentes do programa Novos Caminhos encerraram o curso de Postura Profissional no oeste do Estado. O último encontro aconteceu no sábado (22/6), com a oficina sobre habilidades e competências. O objetivo é capacitar os jovens acolhidos – que tiveram seus direitos gravemente lesados – ao mercado de trabalho para que, assim, possam vislumbrar um futuro com expectativas e sonhos. O Novos Caminhos é um programa idealizado pela Justiça catarinense e desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
No último encontro, a professora do Senai de Concórdia, Elaine Vianceli, abordou temas sobre hard skills e soft skills. O primeiro conceito trata das habilidades técnicas adquiridas pelos profissionais principalmente no meio acadêmico e facilmente tangíveis. Já o segundo envolve habilidades desenvolvidas pelas pessoas cuja medição não se mostra tão facilmente identificável por métricas oficiais, como empatia, espírito de grupo, liderança etc. O tema foi repassado através de atividades interativas e trouxe informações sobre habilidades e competências. Elaine aplicou dinâmicas para trabalhar em equipe, solucionar problemas e, onde necessário, ter uma comunicação eficaz.
O momento ainda contou com a participação do estudante Vitor, filho da professora, que também fez aprendizagem. Atualmente, perto de completar 18 anos, o jovem já está efetivado na empresa onde iniciou como aprendiz. Ele compartilhou com os adolescentes momentos de desafios e superação na linguagem deles, inspirando os presentes. As oficinas do curso iniciaram em 11 de maio deste ano e foram realizadas sempre aos sábados. Todos os conteúdos foram ministrados por voluntários.
“Sem o apoio e a dedicação de cada voluntário, não teríamos conseguido proporcionar tantas experiências enriquecedoras e inspiradoras para os adolescentes de Itá, Lindóia e Concórdia e para os egressos. As oficinas de robótica, fotografia, sustentabilidade, aquarela e música, assim como as atividades interativas sobre habilidades e competências, foram fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos adolescentes. A presença de cada voluntário, sempre disposto a ajudar e compartilhar suas habilidades, fez uma diferença imensa na vida desses jovens, e por isso somos eternamente gratos!”, celebrou a interlocutora do programa pela Fiesc na região, Elaine Blödorn.
Novos Caminhos
Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, inicialmente em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Fiesc, o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e empregabilidade a jovens que vivem nas 229 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Aos maiores de 14 anos disponibiliza cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14 prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Fonte: NCI/Assessoria de Imprensa