O Dia do Abraço é celebrado anualmente no dia 22 de maio. A data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços “gratuitos” pelas ruas de Sydney, para pessoas desconhecidas.
Na época, a ação do australiano chegou a ser banida pelas autoridades locais. No entanto, Mann ganhou visibilidade após o líder da banda Sick Puppies retribuir o seu abraço durante uma de suas campanhas. Na época, o vídeo viralizou e a iniciativa se popularizou pelo mundo todo.
Atualmente, o dia do abraço já faz parte do calendário de diversos países e é comemorado por muitas culturas diferentes. Inclusive, várias pessoas mantém a tradição da data com a campanha “Free Hugs” – abraços grátis, em português.
GERAL: Dia Internacional da Família (15/05)
Benefícios do abraço
Na cultura ocidental, o abraço é tratado como uma forma de demonstração afeto, amizade, amor, consolo, etc. Além disso, o gesto é considerado uma comunicação não-verbal poderosa para falar sobre sentimentos.
Segundo um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria), conduzido pelo neurofisiologista Jürgen Sandkühler abraçar reduz o stress, o medo e a ansiedade. O gesto também promove o bem-estar e melhora a memória. Estes efeitos positivos devem-se à liberação de oxitocina no organismo.
Ainda conforme os pesquisadores, esta substância, conhecida como o hormônio do amor, tem influência nas ligações emocionais e no comportamento social do indivíduo.
Além da oxitocina, o abraço promove também a libertação de dopamina, um hormônio estimulante que cria uma sensação de prazer no cérebro. Outros estudos indicam que o abraço também provoca libertação de endorfinas. As endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro e pelo sistema nervoso, que reduzem a dor e o estresse.
Fonte: O tempo