A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora Aparecida, localizada no município de Vargem Bonita, área de jurisdição da Diocese de Joaçaba, está na expectativa para a Ordenação Episcopal do Monsenhor Adenis de Oliveira que acontecerá neste sábado (11) a partir das 16h no Ginásio de Esportes do município. A Celebração terá transmissão da TV Evangelizar e também nas plataformas digitais.
“Estou muito feliz, seguro e na certeza de que o Espírito Santo me conduzirá nesta nobre missão a serviço da Igreja no Brasil. Conto com a presença da comunidade e das orações que serão essenciais neste início de ministério episcopal”, comentou Monsenhor Adenis.
Filho da Diocese de Joaçaba, Monsenhor Adenis escolheu seu município de origem como valorização e gratidão. “O município de Vargem Bonita é minha terra natal. Aqui fui ordenado Sacerdote e neste mesmo chão serei ordenado Bispo para a Igreja. É motivo de muita alegria e de gratidão”, comentou.
Quem é Monsenhor Adenis
Monsenhor Adenis Roberto de Oliveira nasceu no dia 8 de julho de 1974, em Vargem Bonita (SC). Entrou para o Seminário Missionários Servos dos Pobres, em Joaçaba (SC), em 1988. Cursou a Faculdade de Filosofia no Studium OSBM, em Curitiba (PR), de 1993 a 1996, e a faculdade de Teologia no Studium Theologicum, também em Curitiba (PR), de 1997 a 2000. Fez mestrado em Teologia Moral pela Accademia Alfonsiana em Roma, de 2007 a 2010.
Em 11 de março de 2001 foi ordenado diácono na Paróquia São Marcos, em Curitiba (PR), pela imposição das mãos do então Arcebispo de Curitiba, dom Pedro Fedalto. Em 15 de setembro do mesmo ano, foi ordenado presbítero na Capela Sagrado Coração de Jesus de Vargem Bonita, pela imposição das mãos de dom Osório Bebber, na época bispo de Joaçaba.
Sua primeira nomeação foi de pároco da Paróquia Cristo Rei em Ibicaré (SC) na diocese de Joaçaba (SC). De 2004 a 2006 atuou como pároco da Paróquia São Marcos em Curitiba (PR). Seguiu então para Roma, na Itália, onde exerceu, de 2007 a 2018, a função de conselheiro e secretário geral da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres. Ainda em Roma, foi também pároco da Paróquia Santa Maria della Perseveranza, de 2015 a 2022. Desde 12 de novembro de 2022, é pároco da Paróquia Santo Antônio, em Igarapé, Minas Gerais, e reitor do Seminário Maior Mater Misericordiae dos Missionários Servos dos Pobres na mesma cidade.
Fonte: ASCOM Diocese de Joaçaba e ASCOM Arquidiocese de Curitiba