O presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa, e comitiva, realizaram, no último dia 24 de abril, visita institucional à empresa Pioneiro, localizada em Treze Tílias. O objetivo foi conhecer a indústria que atua no ramo de baterias e tratar do plano de investimentos da Celesc e do Governo do Estado para a região. As obras de ampliação de rede estão orçadas em mais de R$ 100 milhões.
O projeto prevê a construção de uma linha de distribuição com 138 kV, entre Catanduvas e Treze Tílias, com 28 quilômetros de extensão, para atender uma subestação de 138 kV a ser construída na linha Babenberg, com potência de 26,6 MVA de transformação.
Serão beneficiados os municípios de Água Doce, Catanduvas, Herval d’Oeste, Ibicaré, Treze Tílias, Luzerna, Macieira, Salto Veloso e Vargem Bonita. São mais de 28 mil clientes atendidos nesta região. Dentre os quais estão duas grandes empresas em potencial, a Tirol e a Pioneiro.
Participaram da visita o presidente Tarcísio Estefano Rosa, o diretor de Geração e Novos Negócios (DGT), Elói Hoffelder, o diretor de Distribuição Cláudio Varella do Nascimento, a diretora de Gestão Corporativa, Pilar Sabido da Silva, o gerente Regional da Celesc de Joaçaba, Tiago Luiz Rambo, o gerente técnico e de gestão de ativos – DVTG, Willian Tessaro, e a gerente do Departamento de Administração, Bruna Tonnera.
A comitiva foi recebida pelos proprietários Dorival Barbieri e Sirivaldo Barbieri, iniciando com visita conhecendo todo o parque industrial da Pioneiro. A empresa atua hoje no mercado nacional e internacional, exportando para diversos países da América Latina, fornecendo a linha de baterias de moto ao mercado de montadoras.
REGIÃO: Defesa Civil de SC orienta sobre envio de doações para o RS
O Grupo Pioneiro Industrial existe há três décadas, abrigando hoje cinco empresas: Baterias Pioneiro, responsável pela produção de acumuladores elétricos das linhas leve, pesada, motos e estacionárias; Pioneiro Ecometais, responsável pela produção de ligas de chumbo para o mercado nacional, a partir da reciclagem de baterias inservíveis; Pioneiro Escapamentos, responsável pela produção de sistemas de exaustão para a linha automotiva; Pioneiro Pirólise, planta de reciclagem no qual transforma pneus inservíveis em outros produtos; Dos Alpes Alimentos, indústria do setor alimentício.
Ao final, uma reunião entre representantes da empresa, comitiva Celesc e por vídeo conferência, o governador do Estado, Jorginho Mello, firmaram o compromisso de a obra estar finalizada em 2025.
O presidente Tarcísio Rosa, destacou a importância dos retornos desses investimentos. “O governo aporta os investimentos, a Celesc atua na sua competência de projetar e construir a rede. Todo este empenho fomenta o desenvolvimento regional, melhorando a qualidade da energia para a população e propiciando o crescimento das indústrias que podem ampliar seus parques fabris com segurança que terão a demanda de energia necessária”.
O diretor de Distribuição, Cláudio Varella do Nascimento, destaca que os investimentos para a regional de Joaçaba somam mais de R$ 260 milhões. “São obras importantes para indústrias e agronegócio. O intuito é sempre melhorar a qualidade de energia e amplia o fornecimento. Essas obras sempre tem o objetivo também de pensar na recursividade, ou seja, um mesmo município podendo ser atendido por duas fontes”.
Fonte: Assessoria de Imprena Pioneiro