Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC
Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC

Dia do Sertanejo (03/05)

Esta data homenageia toda a tradição e, principalmente, a música de origem sertaneja

A história da cultura sertaneja

O povo sertanejo, originário do sertão nordestino brasileiro, se espalhou rapidamente pelo país no movimento chamado êxodo rural. Com a mudança territorial e a saudade de casa, essas pessoas começaram a se manifestar culturalmente de diversas formas, inclusive musical.  Mas a cultura sertaneja vai além da música e envolve costumes, pratos típicos e indumentárias, como as peças de couro. 

Na música, tudo começou com a exaltação da vida do homem do campo nas cidades do interior do Brasil e na periferia urbana, especialmente de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná.  Tempos depois, foi criado o Dia do Sertanejo!

Quando o dia do sertanejo foi criado?

A data comemorativa foi criada no dia 3 de maio de 1964 por Geraldo Meireles, conhecido como o “Marechal da Música Sertaneja”.

Desde então, se tornou um evento tradicional que é realizado anualmente pela Rádio Aparecida como homenagem ao homem da roça e do costume dos violeiros em visitar Aparecida e participar das missas para depois tocarem a sua música.

Por que o dia do sertanejo foi criado?

Na década de 1960, diversas caravanas de violeiros do sertão se dirigiam à Aparecida do Norte, interior de São Paulo, para participar das missas pelo menos uma vez por ano.

O Marechal, juntamente com Tonico e Tinoco e outros artistas do sertanejo raiz, aproveitaram a ocasião para criar um dia especial para os cantores do gênero. A iniciativa foi apoiada pela Rádio Aparecida, e os encontros anuais começaram a acontecer sempre no dia 3 de maio para homenagear a cultura sertaneja, em especial a sua música.

CULTURA E ARTE: Dia Internacional do Jazz (30/04)

Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC
Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak – Bom Dia SC

A música sertaneja

Isso não é surpresa alguma, porque o gênero é o preferido dos brasileiros, e essa história não começa agora. A primeira música sertaneja foi gravada em 1929 por Cornélio Pires para contar causos da vida na roça.

A cultura sertaneja sempre existiu, não é mesmo? O Brasil é um país de dimensão continental, e muitos interiores evidenciam a relação do homem com o campo e o sertão. A música retrata essa realidade, mas também os novos movimentos que a sociedade realiza ao longo dos anos.

E é por este motivo que temos diversas espécies de música sertaneja, como: 

  • Música caipira: apresenta letras específicas do modo de vida do homem do interior e foi a 1ª era da música sertaneja.
  • Sertanejo raiz (tradicional): originário do interior do Brasil, ainda fala sobre o homem do campo, mas traz as diversas manifestações do amor (sertanejo romântico). Usa prioritariamente o violão, o acordeom e a viola.
  • Sertanejo universitário: surgiu na década de 1990 com os jovens sertanejos que saíram em direção à universidade na cidade e incorporaram os costumes da cultura sertaneja na música. Usa bastante os instrumentos elétricos e se comunica com outros gêneros, como pop e funk. 
  • Sertanejo gospel: segue a mesma linha musical do sertanejo raiz e universitário, mas traz letras cristãs, de louvor, seja melancólica, romântica, animada ou lenta.

Em Goiás, o Dia Estadual da Música Sertaneja é comemorado no dia 22 de julho. No dia 13 de julho comemora-se nacionalmente o Dia do Cantor e Compositor Sertanejo. Da música caipira ao feminejo, nós temos milhares de canções à nossa disposição. Seja qual for o seu mood do dia, tenho certeza que você encontrará as músicas perfeitas para celebrar o Dia do Sertanejo.

Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak - Bom Dia SC
Dupla de Sertanejo Country Yuri e Kaynã/ Foto: Maythe Novak – Bom Dia SC

Sobre a dupla Yuri e Kaynã:

Yuri e Kaynã são uma dupla sertaneja formada por dois irmãos nascidos em Treze Tílias, uma cidade do interior do estado de Santa Catarina, com descendência austríaca, respirando música desde crianças, influenciados por seu avô e incentivados pela família, desde pequenos os irmãos já chamavam atenção por seu talento e cantavam em festas e eventos da cidade. Há 6 anos cantam juntos profissionalmente como dupla, formando um perfeito equilíbrio.

Yuri o irmão mais velho, com forte personalidade vocal faz a primeira voz, já Kaynã na segunda voz, além de cantor, se arrisca na produção musical, multi-instrumentista, uma lista que vai desde o violão e guitarra até gaita e piano, e já estreia na composição com Pajero Dakar.

Cantores, compositores e músicos com uma identidade musical forte, talento e carisma, a dupla une em seu estilo o sertanejo raiz e universitário com uma pegada do country rock americano.

Contatos:

Mauricio Tomaz Anjos

Contato Shows: (49) 99958-0229

Email: yuriekaynamkt@gmail.com

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias