24 de abril é o Dia do Churrasco no Brasil. E essa celebração não acontece apenas por aqui. Os Estados Unidos e a Argentina também comemoram a data, com um dia para celebrar o prato feito à base de carnes e assado lentamente no fogo
Qual é o dia do churrasco?
Essa data varia de país para país. Em países onde a tradição de fazer churrasco é mais forte, há um dia específico para comemorar a data.
Nos Estados Unidos, por exemplo, comemora-se o “National Barbecue Day” (Dia Nacional do Churrasco) em 16 de maio. Por lá, o churrasco é conhecido como american barbecue (BBQ) e teve origem nos estados do sul do país.
Já na Argentina, país com forte tradição no consumo de carne, o “Día Nacional del Asado” é celebrado em 11 de outubro. No país portenho, o “asado” é feito na “parrilla”, um tipo de grelha.
Dia do churrasco no Brasil
A celebração do Dia do Churrasco em 24 de abril surgiu, é claro, no Rio Grande do Sul, por meio da lei estadual 11.929, de 2003, que elegeu o churrasco à gaúcha como prato típico da região.
O churrasco à gaúcha é definido como a carne temperada com sal grosso, levada a assar pelo calor de brasas de carvão ou madeira in natura, em espetos ou disposta em grelhas, sob controle manual.
Por que dia 24 de abril é o dia do churrasco?
O dia 24 de abril foi escolhido como o Dia do Churrasco porque a efeméride remete ao Dia da Tradição Gaúcha, estabelecido pelo movimento tradicionalista gaúcho brasileiro.
O primeiro Centro de Tradições Gaúchas foi fundado em 24 de abril de 1948 em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, por estudantes do tradicional Colégio Júlio de Castilho.
Leia também: Molho para Churrasco com Mel
Entenda a origem do churrasco
A origem do churrasco no Brasil remonta à idade do couro, fase primitiva da exploração econômica do pampa —região de planícies ao sul da América do Sul— no século 16.
O gado deixado pelos jesuítas espanhóis na região reproduziu-se naturalmente nas coxilhas cobertas por campos de pastagem, mudando a vida de toda a região nos séculos seguintes.
Os primeiros aventureiros que ali chegaram alimentavam-se da carne do gado, depois que este era abatido e o seu couro retirado para diversos fins, como calçados, casa, arreios, etc.
Depois do abate do gado, pedaços da carne eram assados e consumidos no local. Para assar a carne, os gaúchos cortavam galhos de árvores, nos quais ela era empalada e colocada sob o fogo.
O churrasco foi, portanto, criado a partir dessa prática dos ocupantes que se estabeleceram na região, o que deu origem a um dos mais tradicionais pratos da culinária brasileira.
Mas você sabe dizer qual o melhor churrasco do mundo?
Há quem diga que o melhor churrasco do mundo é o american barbecue do Texas, nos Estados Unidos, ou o asado argentino da região de Córdoba.
Porém, países fora do circuito tradicional churrasqueiro vêm ganhando espaço como melhor churrasco do mundo, como é o caso da Dinamarca.
O país nórdico, conhecido por sua gastronomia de alto padrão, venceu a edição de 2022 do campeonato da World Barbecue Association com o melhor churrasco do mundo.
Mas, além das Américas e Europa, os países da Ásia e da África também são conhecidos pelos seus típicos churrascos, seja feitos em grelhas individuais ou amplas churrasqueiras.
O churrasco coreano é um dos mais populares pratos asiáticos. Ele consiste em grelhar finas fatias de carnes em pequenos buracos acoplados à mesa, às quais se adicionam os banchan, que são os acompanhamentos que vêm junto com pequenos pratos de arroz.
Na China, o char siu é o popular churrasco de carne de porco marinado no molho de mesmo nome. Da África do Sul, vem o braai, que se assemelha ao assado norteamericano.
5 dicas para fazer um churrasco 5 estrelas
O churrasco 5 estrelas depende de uma série de técnicas que vão desde a escolha do local onde será assada a carne até o tipo de corte que deve ser feito.
1 – Fogo
O primeiro passo é escolher o material usado para fazer o fogo: carvão, lenha ou gás. Se optar por carvão (mais fácil e comum), despeje todo o conteúdo do saco de carvão dentro da churrasqueira. Depois acomode a maior parte do carvão em um canto, deixando uma quantidade menor (cerca de 10 cm de espessura) sob a grelha ou os espetos.
Traga o carvão para o centro da churrasqueira conforme for necessário. Evite usar álcool líquido para acender o fogo. Acomode entre o carvão uma trouxinha de papel jornal ou papelão embebido de óleo vegetal para começar o fogo. Faça esse processo 45 minutos antes de acomodar as carnes na churrasqueira.
2 – Corte
Escolha o seu corte preferido; se for iniciante, procure cortes que possuem mais gordura, como maminha, costela ou picanha. A chance de ficarem ressecadas e bem passadas é menor do que cortes mais magros, como alcatra e contra-filé. Nunca fure a carne ou corte ela na grelha, isso faz o suco ir embora, deixando-a ressecada.
3 – Tempero
O sal grosso é o ideal para temperar as carnes, principalmente as carnes vermelhas. Use sal antes ou depois do cozimento, nunca durante. Utilize sal grosso com pedras maiores para peças maiores e sal grosso com pedras menores para peças menores.
Carnes brancas, como as de porcos e aves, podem ser marinadas com diferentes ervas, molhos e especiarias.
4 – Cocção
O tempo de cozimento do churrasco depende de fatores como temperatura, qualidade e corte da carne, temperatura ambiente, tipo de grelha e tipo de fogo. O ideal é a carne estar em temperatura ambiente de 15 a 30 minutos antes de ir para o fogo.
5 – Outros ingredientes
Nem só de carne é feito um churrasco. Batata, batata doce, cebola, abóbora, berinjela, pimentão, cogumelos, queijos e pães são ótimos acompanhamentos para o churrasco, e ficam ótimos quando assados.
Fonte: iFood