Nesta terça-feira (16), o mundo e o Brasil comemoram o Dia Mundial e Nacional da Voz
Criada em 2003 para chamar a atenção da população sobre os cuidados e a preservação da voz, a data tem servido como um marco anual para alertar os(as) professionais que trabalham com a voz sobre os sinais de doenças.
Todos e todas precisam estar atentos(as) e alertas às alterações da voz, que podem ser um sinal de vários tipos de doenças. O Sinpro-DF está engajado nessa campanha desde o início e alerta à categoria que o câncer de laringe é um exemplo de doença que pode ser resultado da negligência com a saúde da voz, com a falta de importância com a voz.
Profissionais que utilizam a voz diariamente, como professores(as), jornalistas, cantores(as), atores e atrizes, radialistas, etc., devem estar mais atentos(as) aos cuidados básicos com a saúde vocal. No entanto, toda a população costuma negligenciar e, muitas vezes, desconhecer a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.
Leia também: Fraiburguense Maria Eduarda chegou a final do The Voice Kids 2020
Origem do Dia Mundial da Voz
O Dia Nacional da Voz foi instituído pela Lei nº 11.704, de 18 de junho de 2008. A primeira celebração em homenagem à voz, no entanto, surgiu anos antes no Brasil, em 1999. O destaque mundial, por sua vez, só chegou anos depois, a partir de 2003, quando passou a ser comemorada nos Estados Unidos da América (EUA), Europa e Ásia.
Confira os principais cuidados com a voz
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
- Beber bastante água e praticar exercícios físicos
- Não gritar em excesso nem em tom agudo
- Falar pausadamente
- Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
- Dormir bem
- Comer maça faz muito bem para a “limpeza” das cordas vocais
- Sintomas de doenças da voz
Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:
- Alterações na voz;
- Tosse frequente;
- Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;
- Pigarreia ou rouquidão com frequência.
Com informações Sinpro – DF