Urubici, uma das cidades com maior demanda turística da Serra Catarinense, sediou nesta terça (9) e quarta-feira (10), o Urubici Summit/2024. O evento visou atualizar empresários, meios de hospedagens, atrativos, restaurantes e prestadores de serviços do ramo turístico do município.
A prefeita Mariza Costa deu as boas-vindas aos mais de 100 participantes na abertura do evento. Para ela, o Summit dará grande contribuição para os negócios. “Este espaço ajudará a profissionalizar ainda mais o turismo em nosso município e qualificar nossos empreendedores do setor”, declarou.
O evento, que aconteceu no Clube Recreativo União e Progresso, foi uma realização da Associação Empresarial de Urubici através do Núcleo de Pousadas em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Urubici e a Associação do Trade Turístico de Urubici (Pouserra), com apoio da prefeitura municipal e diversas entidades locais.
Dois grandes momentos marcaram o primeiro dia do evento. O primeiro foi a palestra com o empresário Wanderson Borges, integrante da Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, que atua em harmonia entre a natureza e as empresas locais, garantindo o bem-estar dos moradores e proporcionando uma experiência única aos turistas que visitam a cidade e o vilarejo.
E o segundo, com o secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, que apresentou a marca Serra Catarinense e afirmou que o setor turístico será o grande impulsionador desse processo. “A adesão da marca está acontecendo de forma simples. Pelo nosso site, o interessado tem a opção de solicitar a autorização para uso da mesma”, disse. Reiterou ainda, que ao menos 20 empresas já aderiram ao uso da logomarca em seus produtos.
No encerramento da apresentação, Manfroi chamou à frente o casal de empresários da agroindústria “Sucos Celestino”, Norberto e Viviani Ghizoni, para mostrar alguns de seus sucos naturais que passaram a usar a marca Serra Catarinense. Também observou que este é um processo que está se repetindo diariamente, com a adesão de várias empresas.
Ainda na terça-feira, além de uma roda de negócios, o Urubici Summit teve uma palestra com a especialista em Planejamento, Gestão e Marketing Turístico, Flávia Didomênico, com o tema “Oportunidades de Negócios na Vindima”. Nesta quarta-feira, a palestra Magna foi com o Rafa Bridi, que falou sobre como os atrativos impactam e agregam no resultado financeiro das empresas em cidades turísticas – Case Natural Extremo Urubici.
A assessora de turismo da Amures, Ana Vieira, também apresentou para o público, o site Visite a Serra e falou dos potenciais da região como atrativos às futuras demandas turísticas. A apresentação contou com a participação da diretora executiva da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel), Elisa Lima.
Plenárias com rodízios de falas dos fornecedores e trocas de informações também movimentaram o Summit. Segundo um de seus idealizadores, Henrique Martins, em 2025 o evento deve tomar proporções ainda maiores em termos de participantes e programação.
Texto: Onéris Lopes