No cenário dinâmico e desafiador do turismo e da hotelaria, as mulheres ocupam posições de destaque, liderança e inspiração
À medida que celebramos o Dia Internacional da Mulher, é oportuno reconhecer e homenagear as figuras femininas que contribuem significativamente para o desenvolvimento e aprimoramento desse setor em Santa Catarina.
Por trás de cada empreendimento, evento ou iniciativa, encontramos mulheres incríveis que inspiram e impulsionam o crescimento desse segmento tão importante para nossa economia e cultura. Danisa Virmond, Juliana Bossi Castro, Josiane Castilho e Maely Silva são exemplos brilhantes de profissionalismo, dedicação e visão no campo do turismo e da hotelaria catarinense. Como empresárias, profissionais e líderes renomadas, essas mulheres não apenas lideram com excelência, mas também inspiram com seu compromisso em elevar os padrões e promover o crescimento contínuo do turismo em nosso estado.
Dia das mulheres: Mulheres que inspiram
Através de suas habilidades, experiências e determinação, essas mulheres não apenas quebram barreiras, mas também abrem caminhos para outras profissionais do setor. Suas trajetórias são marcadas por conquistas, inovação e uma paixão inabalável pelo turismo e pela hotelaria. Ao enfrentarem desafios com coragem e resiliência, elas demonstram o poder transformador da liderança feminina e inspiram outras mulheres a seguirem seus sonhos e alcançarem seus objetivos, independentemente das adversidades.
Neste Dia Internacional da Mulher, é essencial reconhecer e celebrar não apenas as realizações individuais dessas mulheres extraordinárias, mas também o impacto coletivo que têm no fortalecimento e na evolução desta pujante indústria. Que suas histórias sirvam de motivação e inspiração para todas as mulheres que desejam deixar sua marca neste setor vibrante e em constante transformação.
Danisa Virmond: De recepcionista à diretora comercial de grupo hoteleiro
A trajetória de Danisa Virmond inspira muitas mulheres que buscam empreender no turismo e na hotelaria. São pouco mais de 16 anos desde sua formação em Nutrição até as inúmeras pós e MBAs. Atualmente, Danisa Virmond é diretora comercial do Grupo Vila do Farol, que possui três unidades em Bombinhas, Santa Catarina. A promoção aconteceu em fevereiro e mostra que com resultados comprovados e trabalho árduo alcançamos nossos sonhos.
Natural de Mafra/SC, a executiva já passou por diversos empreendimentos no Brasil, desde hotéis executivos, de lazer, praia e fazenda, até experiência internacional na Itália. Sua formação em nutrição, passando por naturologia aplicada, também deram oportunidade de liderar um grupo de mais de 350 colaboradores, sendo 300 deles mulheres, fortalecendo seu perfil de liderança inspiradora. Toda essa bagagem prática, aliada a inúmeras atualizações profissionais na área de gestão de pessoas e negócios, psicologia organizacional e do trabalho, Marketing digital e e-commerce, permitiram que Danisa, com apenas 26 anos ocupasse o cargo de gerente geral de hotel.
Sua busca pela excelência permitiu empreender no campo da consultoria em marketing e vendas para hotelaria, auxiliando não apenas um, mas inúmeros hotéis a aumentarem suas reservas diretas e sua visibilidade online. Acompanhando as inúmeras oportunidades do mercado digital, Danisa começa 2024 com mais um empreendimento, focado agora, no mercado de importação e vendas online.
Uma mulher dinâmica, comprometida com resultados, mas acima de tudo, dedicada a família. Danisa divide sua rotina como empreendedora, mãe do Guilherme e esposa de Rui Schurmann. Segundo ela, os desafios diários e os obstáculos pelos quais já passou são muitos, mas é preciso se qualificar e sempre ter muito claro onde quer chegar. “A minha principal motivação para continuar nesse setor é justamente o dia a dia. Todo dia é uma coisa nova, todo dia são pessoas novas, todo dia são histórias novas, então isso é o que me move. Estar sempre em busca de um desafio, de uma história nova para contar”.
A qualidade essencial e habilidade que Danisa considera fundamental para quem quer empreender no turismo e na hotelaria é a hospitalidade. “A mulher já é hospitaleira. Mulher é receptiva. Quando a gente tem isso intrínseco, essa hospitalidade, a gente é cordial com a família, com os amigos, com um colega de trabalho e com o cliente. A delicadeza, ela vem de um coração em paz. Esta habilidade de ser mãe, de ser esposa, de ser líder, de estar acomodando todo mundo, isso é fantástico. Essa habilidade as mulheres têm um monte”.
O conselho que ela daria hoje para quem vai iniciar no mundo da hotelaria ou da hospitalidade é serve também para quem quer iniciar qualquer atividade nova. “Estude, analise, tenha dado os números, porque quanto mais nós treinamos, mais inteligente nós ficamos. Quanto mais nós treinamos, mais sorte nós temos. É preciso se profissionalizar, estudar, entender e não deixar que o turismo e a hotelaria seja uma carreira de passagem, e sim uma carreira com futuro. Isso que busquei e consegui e tenho certeza que muitas também vão conseguir”, finaliza ela.
Juliana Bossi Catro: 15 anos dedicados à ABIH-SC
Ao longo de seus 15 anos na ABIH-SC, Juliana Castro viu sua trajetória profissional se transformar de estagiária a peça-chave na organização do Encatho & Exprotel, um dos maiores eventos do setor hoteleiro no sul do país. Com uma bagagem de experiências e uma determinação inabalável, ela compartilha um pouco de sua jornada e suas perspectivas sobre o papel das mulheres no mundo corporativo.
Com formação em administração de empresas e um MBA em Liderança e Gestão Empresarial, Juliana destaca a importância do aprendizado contínuo e da adaptabilidade diante dos desafios. “Ao longo desse caminho, descobri que o segredo para evoluir na carreira profissional está na determinação, na adaptabilidade e na disposição para aprender e se reinventar a cada desafio”, afirma.
A pandemia trouxe novos desafios, mas também oportunidades de crescimento. Assumir a organização do Encatho & Exprotel durante esse período foi um marco em sua carreira. “Foi um período de muitas incertezas, mas também de oportunidades de crescimento e aprendizado. Com dedicação e trabalho árduo, conseguimos superar obstáculos e realizar um evento de sucesso”, destaca.
Além de sua atuação na organização do evento, Juliana desempenha diversas outras funções dentro da ABIH-SC, desde o atendimento aos associados até a gestão de contratos com fornecedores, área comercial e gestão financeira da entidade. Equilibrar a vida profissional e pessoal, como mãe e esposa, também faz parte de sua rotina.
Para Juliana, o apoio da família e a crença em seu potencial foram fundamentais em sua jornada. “Quero encorajar cada uma de vocês a acreditarem em seu potencial, a perseguirem seus sonhos e a nunca desistirem diante dos desafios”, ressalta.
Sua mensagem para as mulheres que buscam evoluir na carreira é clara: “A evolução na carreira profissional requer dedicação, comprometimento e uma dose extra de coragem para enfrentar os desafios que surgem no caminho. Vocês são capazes de conquistar o que desejarem. Acreditem em si mesmas, busquem conhecimento, sejam resilientes e nunca subestimem o poder da determinação.”
Juliana ressalta a importância do Encatho & Exprotel 2024 como um espaço de oportunidade para as mulheres no setor. “Este evento não apenas proporciona a atualização e qualificação profissional, mas também serve como uma fonte de inspiração para outras mulheres. É um momento de compartilhar experiências, aprender com os desafios e celebrar as conquistas de todas nós”, enfatiza Juliana. “Neste encontro, buscamos fortalecer os laços entre as profissionais do turismo e da hotelaria, criando uma rede de apoio e incentivo mútuo.”
Com uma jornada marcada por desafios e superações, Juliana Castro é um exemplo inspirador de determinação e liderança no mundo corporativo. Juliana mostra que uma mulher pode se destacar e alcançar posição de destaque dentro de uma entidade, inclusive, busca agora, contribuir com todo seu know-how como profissional atuante no cargo de gestão de uma entidade, com o grupo de mulheres do Conselho Regional de Administração (CRA-SC), na qual é associada.
Josiane Castilhos: Presença digital da ABIH-SC fortalecida
Josiane Castilhos, a mente estratégica por trás das ações de marketing da ABIH-SC, ingressou na entidade em 2013 onde permaneceu por dois anos como estagiária. Retornou em 2018, trazendo consigo um olhar renovado sobre como a comunicação poderia aproximar ainda mais os associados. Após experiências no marketing de outras entidades, Josiane assumiu chegou na ABIH-SC com uma missão: aproximar a entidade dos seus associados e difundir as ações no ambiente digital, ampliando a visibilidade da entidade e os benefícios oferecidos.
Formada em administração de empresas, pós-graduada em gestão estratégica de marketing com MBA em marketing e redes sociais, e uma paixão pela comunicação, Josiane abraçou com determinação o desafio. Desde então, suas principais atividades estão com foco na área de comunicação. Sua rotina envolve a produção de informativos semanais, agendamento de entrevistas, ofícios, convites, gestão das redes sociais, atualização do site e muito mais. A taxa de ocupação junto aos meios de hospedagem cadastrados também é sua função.
As ações de relacionamento junto aos stakeholders é fruto do trabalho da Josiane que com olhos atentos e meta claras, tornou a ABIH-SC, nos últimos anos uma referência para os outras seccionais da ABIH.
Josiane acredita firmemente que “relacionamento e visibilidade são fundamentais”. Como mulher, ela teve momentos de muitas dúvidas sobre sua capacidade de realização e entrega de resultados, mas com o apoio e um forte poder de comunicação e engajamento, ela demonstra que é possível vencer e prosperar quando se tem um sonho, muita resiliência e a determinação de superar qualquer obstáculo.
Além de seu trabalho na entidade, Josiane é empreendedora e também ajuda, empreendimentos na hotelaria e turismo a criarem estratégias de sucesso no ambiente digital. Sua trajetória é um testemunho vivo de como a paixão, o comprometimento e o empoderamento pessoal podem transformar vidas e inspirar outras mulheres a alcançarem seus sonhos.
Josiane Castilhos personifica a força e a determinação da mulher no setor do turismo, uma verdadeira guerreira que continua a desbravar novos caminhos e a inspirar aqueles ao seu redor. Sua história é um exemplo vivo de que não há limites para o que uma mulher pode conquistar quando ela acredita em si mesma e em seu potencial. Para Josiane, o poder da comunicação vai além das inovações tecnológicas, é o elo humano que define experiências memoráveis no turismo. “Em um mundo digital, não podemos esquecer a importância do contato pessoal e da autenticidade nas interações”, destaca.
Seu compromisso com a autenticidade e a conexão humana é um lembrete poderoso de que, no final do dia, são as relações genuínas que definem nossa jornada. “Vamos abraçar nossa habilidade inata de inspirar, capacitar e transformar, pois juntas somos capazes de criar um impacto positivo duradouro”, enfatiza Josiane.
Maely Silva: paixão pelo jornalismo especializado em turismo
Na indústria do turismo, como você pode ver, há histórias que transcendem o comum e ecoam como testemunhos de resiliência e determinação. Maely Silva, presidente da ABRAJET-SC, é mais uma dessas vozes inspiradoras, cuja trajetória resplandece com perseverança e paixão pelo jornalismo especializado em turismo.
Com uma carreira que se iniciou na administração, Maely testemunhou reviravoltas que moldaram seu destino. Após graduação, pós-graduação e MBA em Administração e atuar por anos como executiva, um momento de adversidade a levou a uma jornada de autodescoberta. “Fui demitida os 37 anos e com minha filha de meses no colo. Após o choque inicial do momento, sabia que precisa me reinventar’, afirma.
E lá se vão 17 anos de atuação na área do jornalismo. Marido e atual sócio, Evandro Novak, foi quem lhe apresentou o mundo da comunicação. “Comecei a atuar na administração do nosso negócio, porém o jornalismo tomou conta de mim, comecei a gostar dos textos, de captar as imagens a serem utilizadas nas fotografias ou nos vídeos. Fui em busca de conhecimento, fiz inúmeros cursos, troquei informações com jornalistas que admirava, me aperfeiçoei na área até conquistar o meu registro profissional como jornalista”.
“O jornalismo tomou conta de mim”, confessa Maely, descrevendo sua transformação gradual na voz do turismo. O foco no jornalismo especializado em turismo aconteceu quase que instantaneamente enquanto buscava conhecimento na área. Divulgar os atrativos, as boas notícias, os destinos, os eventos de Turismo, era algo que encantava. Essa identificação e busca de conhecimento levou-a a ser associada da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Santa Catarina, entidade que assumiu a presidência em 2023, sendo a primeira mulher do interior do Estado a assumir este cargo nos 41 anos que a entidade existe em SC.
Além de sua atuação jornalística, Maely participa ativamente de eventos, conselhos e câmaras de turismo, tanto em nível municipal quanto estadual, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento e promoção do setor. Sua presença em feiras, congressos, seminários e press trips nacionais e internacionais reflete sua busca constante por conhecimento e sua disposição para representar e defender os interesses do turismo.
Como sócia e Diretora de Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo, Maely contribui para o fortalecimento e valorização das mulheres empresárias no campo do turismo. Sua participação ativa em campanhas de conscientização, como aquelas voltadas para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, mostra seu comprometimento com questões sociais e sua busca por um setor turístico mais ético e responsável.
Para as mulheres que ainda tem dúvidas se o turismo é a melhor opção para empreender ou trabalhar, Maely deixa sua mensagem: “Posso assegurar que, como mulher e empresária, atuar nesta área é muito bom e me motiva a seguir em frente. Quero cada vez mais incentivar as mulheres a seguir essa carreira incrível atuando nas diversas áreas que o turismo possui. Minha missão começa em casa, com a minha filha de 17 anos, que me auxilia tanto nas atividades dos nossos veículos de comunicação, quanto na participação em eventos e na divulgação da ABRAJET”, com muito afeto, com muito amor pelo turismo, este certamente é o meu legado.
Sua história é um exemplo inspirador de como as mulheres podem alcançar grandes conquistas após os 40, e impactar positivamente suas comunidades através do turismo.
Encatho & Exprotel: estimulando o empoderamento feminino
À medida que celebramos essas mulheres que inspiram, mulheres notáveis e suas contribuições para o turismo e a hotelaria, também reconhecemos a importância de eventos como o Encatho & Exprotel. Em sua 35ª edição, o Encatho & Exprotel representa não apenas um marco histórico, mas também uma oportunidade única para empresas e profissionais do setor se conectarem, compartilharem experiências e explorarem novas oportunidades de negócios. Para o presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, “É um espaço onde a diversidade e a inovação se encontram, impulsionando o crescimento e a excelência do setor. Um espaço que permite que as mulheres se unam e se inspirem com outras mulheres, fortalecendo ainda mais o setor turístico e hoteleiro catarinense. Programe-se e participe, de 23 a 25 de julho, no CentroSul, em Florianópolis, deste grande evento”.
As inscrições são gratuitas e, em breve, serão liberadas no site www.encatho.com.br. Para empresas que desejam adquirir espaços na Exprotel, basta entrar em contato com Juliana Bossi Castro pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br ou WhatsApp (48) 98843-7659.
Serviço:
O que: Encatho & Exprotel
Quando: 23 a 25 de julho
Onde: CentroSul – Florianópolis
Quanto: Entrada Gratuita
Informações: www.encatho.com.br
Realização: ABIH-SC
Fonte: Assessoria de Imprensa ABIHSC
Coluna: Maely Silva – Jornalista
Presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – ABRAJET-SC
Diretora da Marketing da AFEET – Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo)