Em cerimônia realizada ontem, 23/10, no Teatro Alfredo Sigwalt, foi anunciado o resultado final da Gincana desenvolvida no âmbito do Projeto de Educação Fiscal nas escolas. A iniciativa decorre de uma parceria firmada entre Receita Federal de Joaçaba, UNOESC, Secretaria Municipal de Educação e Supervisão Regional de Educação da Secretaria Estadual. A Escola NUPERAJO (Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba) foi a grande vencedora da Gincana em sua edição 2019, o que lhe garantiu a maior premiação do projeto: um lote de mercadorias apreendidas, doado pela Receita Federal, no valor aproximado de R$ 50.000,00, além de tablets para os alunos participantes da Gincana e um notebook para o Professor orientador. A segunda colocação ficou com o CEFREI – Centro Educacional Frei Bruno, que recebeu dois notebooks.
O projeto envolve alunos do 9ª ano do ensino fundamental e engloba diversas atividades relacionadas ao conceito de cidadania fiscal. Entre elas: visita ao Depósito de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal, Concurso de Redação, Concurso de Oratória, Arrecadação de notas fiscais, de lacres e de tampinhas, além de tarefas relâmpago realizadas no Parque Municipal de Joaçaba. A transparência na gestão de recursos públicos e o exercício da cidadania ativa também foram temáticas trabalhadas com os alunos ao longo do ano.
Somente na edição de 2019, foram arrecadadas 780 unidades de garrafas pet cheias de lacres de latinhas de refrigerante e 138 kg de tampinhas de plástico.
Participaram da cerimônia diversas autoridades e representantes das instituições envolvidas. O Prefeito Municipal Dioclésio Ragnini prestigiou o evento e elogiou a iniciativa de cooperação entre os diversos atores envolvidos no Projeto. O Delegado da Receita Federal Otto Maresch reafirmou o compromisso do órgão em seu papel de responsabilidade social. Estiveram presentes, também, representantes da UNOESC, da Supervisão Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação de Joaçaba, além de diretores, professores e alunos das escolas participantes.
Fonte: Bruna Vier Estagiária de Publicidade e Propaganda Delegacia da Receita Federal Joaçaba