Segundo a pesquisa os itens mais importantes para os consumidores na escolha de um restaurante são atendimento e limpeza/ Foto: Internet
Segundo a pesquisa os itens mais importantes para os consumidores na escolha de um restaurante são atendimento e limpeza/ Foto: Internet

Segundo pesquisa, atendimento e limpeza são os itens mais importantes na escolha de um restaurante

A maior pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes na hora de decidir pelo bar ou restaurante. Supreendentemente, o sabor da comida e o preço do prato não são os aspectos mais determinantes na escolha.

Com mais de 6 mil respondentes em todas as regiões do país, o levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostrou que a limpeza e a higiene nas instalações (32,4%), a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%) e o ambiente do estabelecimento (12,4%) são os fatores mais preponderantes.

Leia Também: Em SC setores do Comércio, Serviços e Turismo são duramente impactados pelas chuvas

A pesquisa mostra ainda que, no dia a dia daqueles que frequentam bares e restaurantes, a maior parte (93%) opta por consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento, e 66,3% afirma comer fora de duas a cinco vezes por mês. Quando consultados sobre as maiores motivações para sair de casa, os entrevistados puderam escolher múltiplas respostas e as preferidas foram: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%). 

Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, os resultados da pesquisa trarão contribuições significativas nos processos de tomada de decisão dos empreendedores do setor e de formuladores de políticas públicas. “O nosso objetivo com esse movimento é gerar produtividade e estamos otimistas com os dados apresentados. Não temos dúvidas de que os resultados trarão uma contribuição definitiva para melhorar os ambientes de negócio no país”, afirma. 

O presidente do Sebrae, Décio Lima, concorda que a pesquisa revela direcionamentos importantes para os empreendedores que atuam no setor de alimentação fora do lar. “Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe”, comenta Décio Lima. 

Segundo a pesquisa os itens mais importantes para os consumidores na escolha de um restaurante são atendimento e limpeza/ Foto: Internet
Pesquisa sobre alimentação fora do lar já realizada com consumidores no Brasil revelou as características consideradas mais importantes/ Foto: Internet

Números da pesquisa

Características mais importantes na hora de escolher um local para comer fora de casa:

• Limpeza e higiene nas instalações: 32,4%

• Cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes: 17%

• Ambiente do estabelecimento: 12,4%

• Comida gostosa: 10,3%

• Preço acessível: 7,2%

Hábitos de consumo dos brasileiros:

• No dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa;

• Quando optam por comer fora, 93% fazem a refeição no próprio estabelecimento; 

• De maneira geral, as pessoas frequentam estabelecimentos por motivos de lazer, seja para celebrar alguma data especial (76,6%) ou para conversar e se divertir com amigos (76,3%).

Fonte: Assessoria de Imprensa Abrasel

Click na Home e escolha o idioma para sua leitura….
https://bomdiasc.com.br
@bomdiasantacatarina

Compartilhe esta postagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Notícias Relacionadas

Faça uma pesquisa​

Ultimas notícias